{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Preço do frango não caiu no Brasil apesar da restrição às exportações devido à gripe aviária
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/economia-exportacao_de_frango-gripe_aviaria-1750772408?qlt=90&ts=1752776652805&dpr=off

Preço do frango não caiu no Brasil apesar da restrição às exportações devido à gripe aviária

Mesmo com suspensão nas compras por dez países, alta demanda interna e custos elevados mantêm os preços do frango estáveis no mercado brasileiro

Por Admin

20/07/2025 02:31 · Publicado há 12 horas
Categoria: Economia

Nesta sexta-feira, 18 de julho de 2025, completa-se um mês desde que o Brasil anunciou oficialmente estar livre da gripe aviária, após 28 dias sem novos registros da doença em granjas comerciais. Apesar disso, dez países ainda mantêm a suspensão das importações de frango brasileiro.

Suspensão das exportações e expectativa de queda de preços

Em maio, após a confirmação de um caso de gripe aviária em um estabelecimento comercial em Montenegro (RS), diversos países suspenderam a compra de aves do Brasil. Era esperado que o excedente de produção resultasse em preços mais baixos no mercado interno, mas essa redução ainda não foi percebida pelos consumidores.

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, o preço do frango inteiro teve uma ligeira queda de -0,47%, enquanto o frango em pedaços registrou alta de 0,34%, alterações que pouco impactaram o bolso do consumidor.

Motivos para a manutenção dos preços no mercado interno

De acordo com Ricardo Hammoud, economista e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o consumidor brasileiro deverá demorar a sentir a queda nos preços porque a demanda interna está alta. "No atacado, os preços já caíram um pouco, porém essa queda não foi repassada ainda para o consumidor final. Talvez caia um pouco, mas menos ainda do que está caindo no atacado", explica.

Ele ainda pondera que essa redução será temporária, já que "assim que as exportações se normalizarem, os preços voltarão aos patamares iniciais". Hammoud destaca que os países que suspendem a compra do frango brasileiro provavelmente voltarão a adquiri-lo, pois o Brasil é o maior exportador mundial de frango. "O mundo não pode ficar sem as exportações do Brasil, caso contrário, o preço do mercado internacional vai subir bastante", afirma.

Impactos dos custos de produção e fatores externos

Segundo dados de 2024 da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil exportou 5,2 milhões de toneladas de frango para 151 países, gerando receita de US$ 9,9 bilhões. Atualmente, os países com suspensão nas importações incluem Albânia, Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Peru, Timor-Leste e União Europeia, sendo China e União Europeia grandes importadores.

A economista Aleksandra Sliwowska Bartsch Cabrita, professora da Uninter, ressalta que o preço do frango é influenciado por diversos fatores, não apenas pela queda nas exportações. Ela menciona o custo de produção, a demanda aquecida tanto interna quanto externa e a valorização do dólar. "Além disso, condições climáticas adversas afetaram a produção de grãos essenciais para a alimentação das aves, elevando os custos", explica.

"Quando pensamos nos aumentos de milho e soja, principais componentes da ração animal, o impacto é direto no custo da produção de frangos", comenta Aleksandra. Ainda, a valorização do dólar pode encarecer as exportações e aumentar o custo de insumos importados, influenciando os custos de produção.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade