{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/brasil-bala-tadalafila-gummy-1747248704?qlt=90&ts=1747248795967&dpr=off
Anvisa proíbe a venda de bala gummy de tadalafila popularizada por influencer
Agência aponta irregularidades na fabricação do produto conhecido como Metbala, promovido por Jon Vlogs.
Uma nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14), estabeleceu a proibição de comercialização, distribuição, fabricação, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do medicamento Metbala, que contém tadalafila e é da empresa FB Manipulação Ltda. O produto se tornou popular no Brasil após divulgação pelo influencer Jon Vlogs.
Motivos da Proibição
Em nota, a Anvisa comunicou que a decisão foi motivada pela ausência de qualquer tipo de regularização do produto na agência. Além disso, foi destacado que a empresa responsável não possui autorização para fabricar medicamentos. A proibição se estende a pessoas físicas e jurídicas que comercializem ou promovam o produto.
Legislação e Segurança
A Anvisa enfatizou que, segundo a legislação vigente, medicamentos só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, e devem estar devidamente registrados na agência, comprovando eficácia, segurança e qualidade. A tadalafila é um medicamento que requer prescrição médica e seu uso deve ser avaliado clinicamente.
Advertências da Anvisa
A agência alertou sobre os riscos da automedicação, ressaltando que o uso inadequado de produtos não regulamentados pode comprometer a saúde. “Quem faz a propaganda de produtos irregulares também infringe a legislação sanitária e pode enfrentar penalidades, incluindo multas”, concluiu a Anvisa.