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Censo revela que 18,4% dos adultos brasileiros possuem ensino superior completo
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Censo revela que 18,4% dos adultos brasileiros possuem ensino superior completo

Número de graduados quase triplicou desde o ano 2000, mas desigualdades persistem

Por Admin

26/02/2025 13:05 · Publicado há 1 mês
Categoria: Economia

Dados recentes do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (26/2), mostram que a proporção de brasileiros adultos com ensino superior completo quase triplicou desde o ano 2000.

Avanços e Desigualdades

Atualmente, 18,4% da população com 25 anos ou mais possui diploma de graduação, um aumento significativo em comparação aos 6,8% registrados em 2000. Em 2010, o percentual era de 11,3%. Esses números indicam que, dos 133,1 milhões de brasileiros nessa faixa etária, cerca de 24,5 milhões completaram o ensino superior, o que é mais do que a população total de Minas Gerais em 2022.

Desigualdade na Educação

Apesar do crescimento no número de graduados, o Censo destaca que ainda existem desigualdades no acesso ao ensino superior. O percentual de pessoas sem educação ou com ensino fundamental incompleto foi reduzido de 63,2% em 2000 para 35,2% em 2022.

As Diferenças Étnicas e Regionais

Quando analisamos a educação por raça, nota-se que a taxa de conclusão de ensino superior entre brancos aumentou para 25,8% em 2022, enquanto pretos e pardos têm índices de 11,7% e 12,3%, respectivamente. Regionalmente, o Centro-Oeste apresenta a maior proporção de graduados, com 21,8%, seguido pelo Sudeste e Sul. Por outro lado, o Maranhão é o estado com a menor taxa, com apenas 11,1% dos adultos formados.

Comparações Internacionais

Embora o Brasil tenha visto melhorias significativas nas últimas décadas, comparações com países de desenvolvimento similar ainda mostram que o nível educacional da população brasileira é inferior. Especialistas ressaltam que iniciativas como Fies, Sisu, Enem e o Prouni têm sido cruciais para ampliar o acesso ao ensino superior, embora a qualidade da educação a distância também mereça atenção.

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