{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2025/3/24/cidades-barreiro-tirol-belo-horizonte-mg-1742834202.png
Temporal alaga ruas do Barreiro em Belo Horizonte e deixa famílias ilhadas
Samu realiza resgates após enxurrada arrastar veículos e duas adolescentes são levadas para hospital
Na manhã desta segunda-feira, 24 de março de 2025, um forte temporal atingiu Belo Horizonte, causando alagamentos nas ruas e avenidas da região do Barreiro, especialmente no bairro Tirol, próximo à Praça Deputado José Raimundo, conhecida como Praça do Tirol.
Alagamentos e situações de risco
Moradores da região ficaram ilhados devido à enxurrada que tomou conta do entorno da praça. Imagens capturadas por moradores mostram o local completamente inundado, com veículos tentando atravessar o alagamento e motociclistas empurrando suas motos para evitar riscos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu pelo menos dois chamados para resgate na região.
Resgate de pessoas presas em veículo
Em um dos chamados, quatro pessoas ficaram presas dentro de um carro de aplicativo que foi arrastado pela enxurrada na confluência da avenida Nélio Cerqueira com a rua Amélio Cerqueira, no bairro Tirol. Um dos passageiros seria um bebê. Felizmente, antes da chegada do Corpo de Bombeiros, o nível das águas diminuiu e o resgate não foi necessário.
Adolescentes arrastadas pela enxurrada
Duas adolescentes, de 14 e 15 anos, foram arrastadas pela enxurrada enquanto se dirigiam para a escola na região do Barreiro. A jovem de 14 anos ficou presa sob um caminhão e foi socorrida por uma sargento da Polícia Militar, sendo encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Diamante. Ela está intubada e, conforme o relato do pai, será transferida para o hospital João XXIII. A Polícia Civil também apoiou a ocorrência.
Recomendações da Defesa Civil durante chuvas
- Evite áreas sujeitas a enchentes e não trafegue em ruas alagadas ou próximas a córregos em momentos de chuva forte.
- Não atravesse ruas inundadas nem permita que crianças brinquem perto de enxurradas e córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos sob árvores.
- Tenha atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Afaste-se imediatamente de cabos elétricos caídos e informe a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras ou evidências de instabilidade no terreno, avise a Defesa Civil.
- Em caso de raios, evite áreas abertas e não utilize equipamentos elétricos.