{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Novo método detecta resíduos de pesticidas no pólen de laranjeira com alta precisão
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/3153499/2147483647/strip/true/crop/1200x630+0+23/resize/1200x630!/format/webp/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Ff6%2F1c%2F8da1cc40408184a680e6b01bfb6

Novo método detecta resíduos de pesticidas no pólen de laranjeira com alta precisão

Pesquisa da Unicamp e Embrapa Meio Ambiente busca entender impactos ambientais e riscos à saúde humana

Por Admin

05/10/2025 16:31 · Publicado há 1 dia
Categoria: Outros

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Embrapa Meio Ambiente (SP) desenvolveram um novo método laboratorial que permite detectar resíduos de pesticidas no pólen de laranjeira com alta precisão. Essa técnica exige uma quantidade de amostra 100 vezes menor do que os métodos tradicionais, além de reduzir o uso de solventes e reagentes, diminuindo custos e impactos ambientais.

Importância da pesquisa

O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, com uma colheita superior a 17,6 milhões de toneladas em 2023, segundo dados do IBGE. Contudo, o uso intensivo de pesticidas para controle de pragas e doenças nas plantações gera preocupações ambientais e de saúde pública. Os neonicotinóides, uma classe de inseticidas sistêmicos derivados da nicotina, podem persistir nas plantas e contaminar o pólen, afetando abelhas e outros polinizadores essenciais para a agricultura.

Os pesquisadores Robson Barizon e Sonia Queiroz, responsáveis pelo estudo na Embrapa, destacam que "a análise de pólen é importante tanto para entender os impactos desses pesticidas sobre as abelhas quanto para avaliar possíveis riscos à saúde humana".

Metodologia e vantagens

A nova metodologia supera desafios analíticos como a complexidade da matriz e o volume limitado de pólen disponível para análise. A microextração baseada em QuEChERS foi adaptada para uma abordagem miniaturizada, utilizando apenas 100mg de pólen e reduzindo drasticamente a geração de resíduos, alinhada ao conceito de química verde, que visa minimizar o uso de substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde.

A coleta das amostras de pólen foi realizada em áreas experimentais de produção de laranja durante a primavera de 2019, antes da abertura das flores, garantindo que não houvesse contaminação externa por deriva de pesticidas.

Entre os pesticidas detectados com sucesso estão os inseticidas imidacloprido, clotianidina e tiametoxam, além de outros compostos comuns na cultura da laranja, como abamectina, azoxistrobina e carbendazim.

Benefícios operacionais e econômicos

Além da eficácia, o método apresenta vantagens econômicas e operacionais relevantes. Utilizando uma quantidade dez vezes menor de reagentes em comparação ao método QuEChERS original e uma amostra 100 vezes menor, a técnica reduz custos e impacto ambiental, facilitando sua adoção em laboratórios e centros de pesquisa. O equipamento empregado é comum em laboratórios de análise de resíduos de agrotóxicos, o que amplia as possibilidades de aplicação do novo método.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade