{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/-0001/11/30/1000x1000/1_milton_nascimento_sorri_para_a_camera_de_bone_e_segurando_um_livro_2_97067-30773998.jpg?20240515124921?20240515124921
Milton Nascimento anuncia ação judicial contra responsáveis por ataques nas redes sociais após processo contra Cruzeiro
Equipe do cantor afirma que internet 'não é terra sem lei' e vai tomar medidas legais contra comentários ofensivos relacionados a processo por uso indevido de música
Milton Nascimento, através de sua equipe, declarou que irá acionar a Justiça contra responsáveis por ataques direcionados ao cantor nas redes sociais, motivados pelo processo que ele move contra o clube de futebol Cruzeiro.
Contexto da ação judicial
O músico, junto à Sony Music e aos artistas Lô Borges e Márcio Borges, entrou com uma ação contra o Cruzeiro devido ao uso indevido da canção "Clube da Esquina n.º 2" em um vídeo de anúncio da chegada do jogador Gabigol ao time. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, os artistas alegam que não autorizaram o uso da música, cujo vídeo viralizou nas redes sociais no início do ano, e pedem indenização de R$ 50 mil para cada um dos envolvidos. O caso está tramitando na 1ª Vara Empresarial da Capital.
Reação da equipe do cantor
Em nota publicada no Instagram oficial de Milton Nascimento, a equipe lamentou os ataques ofensivos e etaristas dirigidos ao cantor, destacando que tais comentários "nada têm a ver com o mérito da questão" e que "comentários criminosos estão sendo registrados, e medidas legais serão tomadas individualmente. A internet não é terra sem lei."
Direitos autorais e tentativa de solução
A equipe também ressaltou que "música é trabalho, sustento, propriedade intelectual" e que, assim como jogadores de futebol recebem pelo seu ofício, os compositores e artistas possuem o direito de decidir sobre a utilização de suas obras. Segundo eles, tentativas amigáveis para resolver o conflito foram feitas, mas não foram atendidas pelo clube.
Posicionamento do Cruzeiro
Até o momento, o Cruzeiro não se manifestou a respeito da ação judicial e dos ataques nas redes sociais.