Um opositor de Maduro, detido após as eleições na Venezuela, faleceu enquanto estava sob custódia prisional.
Jesús Manuel Martínez Medina fazia parte do partido Vente Venezuela.
Por Gustavo Carmo
16/11/2024 09:05 · Publicado há 1 mês
O Ministério Público da Venezuela confirmou, na sexta-feira (15), o falecimento de Jesús Manuel Martínez Medina, membro do partido de oposição Vente Venezuela, preso desde 2 de agosto sob a acusação de envolvimento em protestos pós-eleitorais. A morte de Medina foi denunciada na quinta-feira (14) por líderes da oposição.
Em comunicado, o Ministério Público declarou que o opositor estava em prisão preventiva em um hospital no estado de Anzoátegui, onde "recebeu os devidos cuidados médicos e lhe foram fornecidos os medicamentos e tratamentos necessários conforme seu estado de saúde", destacando que ele era portador de diabetes. A instituição frisou que busca assegurar o devido processo, proteção judicial eficaz e outros direitos tanto aos falecidos quanto aos detidos.
Na quinta-feira, os líderes de oposição María Corina Machado e Edmundo González Urrutia relataram, separadamente, a morte de Martínez. Machado afirmou que ele "morreu devido às condições desumanas em que foi mantido refém" em uma "masmorra", após ser detido "sem mandado de busca e sem motivo". Já González comentou que o opositor faleceu sem receber o devido atendimento médico, medicamentos ou transferência urgente para um centro de saúde.
A CNN contatou o Ministério Público para buscar esclarecimentos sobre as declarações dos opositores, mas ainda aguarda resposta.
Processo eleitoral na Venezuela
Houve utilização de urnas eletrônicas e votos impressos na eleição da Venezuela; entenda mais sobre o processo.