O embaixador da Venezuela informou que retornará ao Brasil depois dos elogios de Maduro a Lula.
O representante venezuelano foi chamado para consultas em resposta ao veto do Brasil à entrada da Venezuela no grupo Brics.
Por Gustavo Carmo
14/11/2024 09:05 · Publicado há 1 mês
O embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, que havia sido chamado para consultas pelo presidente Nicolás Maduro no final de outubro, anunciou nesta quarta-feira (13) seu retorno a Brasília. Em um vídeo gravado no Ministério das Relações Exteriores e publicado no perfil da embaixada venezuelana na rede social X, Vadell mencionou que está "a poucas horas" de voltar ao Brasil. Além disso, o embaixador declarou que está trazendo passaportes solicitados por venezuelanos residentes no país.
Contexto do anúncio
A comunicação de Vadell ocorre dois dias após Maduro elogiar uma declaração de Luiz Inácio Lula da Silva, considerando-a uma "reflexão sábia" ao afirmar que não pode questionar a decisão da Suprema Corte da Venezuela. Essa declaração refere-se à confirmação, pelo Tribunal Supremo de Justiça do país, da suposta vitória do presidente venezuelano nas eleições realizadas em 28 de julho.
Relações diplomáticas
O retorno de Vadell sugere uma intenção de Caracas em normalizar as relações diplomáticas com o Brasil. Em 30 de outubro, o embaixador foi retirado de Brasília para consultas, como uma forma de protesto contra o que o governo venezuelano descreveu como "declarações intervencionistas e grosseiras de porta-vozes autorizados pelo governo brasileiro".
Críticas ao governo brasileiro
Na época, a chancelaria venezuelana emitiu um comunicado criticando especificamente o assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim. O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela também expressou sua desaprovação ao veto do Brasil à entrada da Venezuela no bloco dos Brics, que reúne países emergentes.