O Spotify projeta um lucro superior ao esperado devido a cortes de custos e um crescimento estável no número de usuários.
A empresa projeta alcançar um lucro operacional de 481 milhões de euros no quarto trimestre.
Por Gustavo Carmo
13/11/2024 11:01 · Publicado há 1 mês
Nesta terça-feira (12), o Spotify, um dos gigantes do streaming de áudio, projetou um lucro para o quarto trimestre acima das expectativas de Wall Street, graças a cortes de custos e ao robusto crescimento no número de assinantes durante a importante temporada de festas de final de ano. A empresa sueca adotou medidas como demissões, suspensão de podcasts e redução nos gastos com marketing ao longo do último ano, buscando aumentar sua lucratividade. Além disso, elevou os preços dos planos nos Estados Unidos para aproveitar a demanda por serviços premium.
O Spotify prevê um lucro operacional de 481 milhões de euros para o quarto trimestre, comparado à previsão média dos analistas, compilada pela LSEG, de 445,7 milhões de euros. A previsão de usuários ativos mensais da empresa é de 665 milhões, superando as estimativas de 661 milhões, conforme a Visible Alpha. Espera-se que a plataforma ganhe cerca de 8 milhões de novos assinantes premium no trimestre, totalizando 260 milhões.
Modelos de Serviço e Estratégias de Expansão
A empresa oferece um serviço gratuito com recursos limitados suportado por anúncios, bem como um serviço pago por assinatura que possibilita acesso a todas as funcionalidades premium. O Spotify vem introduzindo mais recursos premium para atrair usuários, e no mês de setembro, ampliou a disponibilidade de uma ferramenta que cria playlists usando inteligência artificial generativa para quatro novos mercados, incluindo os Estados Unidos.
Essas iniciativas contribuíram para um aumento de 12% no número de assinantes premium, alcançando 252 milhões, superando ligeiramente as estimativas da Visible Alpha, que apontavam para 251 milhões. O total de usuários ativos mensais cresceu 11%, chegando a 640 milhões, também um pouco acima das previsões.
Desempenho Financeiro
No terceiro trimestre, a receita total cresceu 19%, atingindo 3,99 bilhões de euros, embora tenha ficado abaixo das expectativas de 4,02 bilhões de euros devido à fraqueza no mercado de publicidade digital. O lucro bruto do Spotify disparou 40%, atingindo 1,24 bilhão de euros, em contraste com as estimativas de 1,22 bilhão de euros. A margem de lucro bruto elevou-se para 31,1%, partindo de 29,2% no trimestre anterior.