Boa tarde

{{clima.description}} em
TV Sim Brasil Belo Horizonte

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}}

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
O presidente Xi Jinping visitará o Brasil para o evento do G20 e se reunirá com Lula.

O presidente Xi Jinping visitará o Brasil para o evento do G20 e se reunirá com Lula.

No ano de 2024, comemorou-se o cinquentenário das relações diplomáticas entre os dois países.

Por Gustavo Carmo

12/11/2024 13:05 · Publicado há 1 mês

O presidente da China, Xi Jinping, estará no Brasil para participar da Cúpula do G20, evento que reúne líderes das principais economias globais e que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro. A visita do governante chinês ao Rio de Janeiro está programada para o período de 17 a 21 de novembro, como parte de uma visita de Estado. Xi Jinping também se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 20 de novembro, no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir a “relação bilateral” entre os países.

Relações Brasil-China

Em 2024, comemora-se o quinquagésimo aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, tendo o comércio bilateral alcançado US$ 157 bilhões em 2023. Antes de chegar ao Brasil, Xi Jinping visitará o Peru de 13 a 17 de novembro, para a 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC.

Participação dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também estará presente na Cúpula do G20 no Brasil. Ele passará por Manaus em 17 de novembro, onde permanecerá por algumas horas para visitar a Amazônia. No mesmo dia, Biden seguirá para o Rio de Janeiro para uma reunião com o presidente Lula.

Representação da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, não participará da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. No dia 18 de outubro, ele confirmou a Daniel Rittner, diretor de Jornalismo da CNN Brasil, que não estará presente no evento. A Rússia será representada por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores. Esta será a segunda visita de Lavrov ao Brasil este ano; a primeira ocorreu em fevereiro, durante a reunião de chanceleres do G20.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade