{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/504b20f/2147483647/strip/true/crop/1199x675+1+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fb0%2F45%2F3e51e79d41faae5900bb8c81e06c%2Fdesign-se
Paraná conquista 165 medalhas no Prêmio Queijo Brasil em 2025
Estado ficou em 2º lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que conquistou mais de 400 prêmios
O Paraná se destacou na 8ª edição do Prêmio Queijo Brasil em 2025, alcançando a marca de 165 queijos premiados, um aumento de 27,9% em relação a 2024. O estado ficou atrás apenas de Minas Gerais, que conquistou mais de 400 prêmios. Nesta edição, um total de 1.242 queijos artesanais foram reconhecidos.
Premiações e Produtores
Os queijos paranaenses foram produzidos por 51 pessoas ou empresas familiares diferentes, acumulando 47 medalhas de ouro, 66 de prata e 52 de bronze. O Prêmio Queijo Brasil também destacou a melhor queijaria de cada estado, com a Queijaria Delícias Beni, de Jandaia do Sul, sendo premiada como a melhor pelo seu queijo mussarela "nozinho". A queijaria ainda conquistou a medalha de ouro para o queijo requeijão de corte e a medalha de bronze para os queijos tipo parmesão e manteiga artesanal.
Depoimento da Queijaria Delícias Beni
“Essas premiações marcaram profundamente nossa trajetória. Esses títulos representam mais do que técnica: eles celebram a dedicação de uma família que acreditou no valor do trabalho rural e no potencial do queijo artesanal brasileiro”, afirmou Elzilene Dornele Alegre, proprietária da Delícias Beni. Ela acrescentou: “Estamos muito felizes em ver nosso esforço reconhecido em um evento tão importante para o setor, e seguimos firmes no propósito de levar aos lares um produto feito com carinho, cuidado e sabor de verdade”.
História da Queijaria e Apoio Técnico
A Delícias Beni foi fundada em 2019 e tem uma história familiar, com todos os membros envolvidos na produção. Elzilene explicou: “Começamos pequenos, com poucas vacas e muita coragem, construindo nossa agroindústria familiar do zero. Hoje toda a família participa: meu marido (Cláudio) cuida do manejo dos animais, meus filhos ajudam na ordenha e eu sigo na criação e produção dos queijos”. O apoio dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) também foi fundamental para o sucesso da queijaria, segundo Elzilene: “Nos auxiliam muito, são os meus maiores incentivadores e isso faz uma grande diferença”.
Impacto Regional e Incentivos
Entre as queijarias atendidas pelo IDR-Paraná, houve a conquista de 21 medalhas de ouro, 24 de prata e 13 de bronze. A criação da Rota do Queijo foi um incentivo importante para a produção de queijos no Paraná, integrando o turismo rural e promovendo a divulgação do queijo artesanal como principal atrativo.
Prêmio Queijos do Paraná
Outra iniciativa que contribui para a profissionalização é o Prêmio Queijos do Paraná, que em 2025 recebeu inscrições de 476 queijos de 107 produtores e laticínios, distribuídos em 76 municípios. O objetivo desse prêmio é valorizar e divulgar a qualidade das queijarias paranaenses.