{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Obra do novo CT do Santos, anunciada por pai de Neymar, ameaça área de Mata Atlântica
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/futebol%20nacional-santos-neymar_pai-vila_belmiro-1739637164?qlt=90&ts=1752761429852&dpr=off

Obra do novo CT do Santos, anunciada por pai de Neymar, ameaça área de Mata Atlântica

Projeto para construção de centro de treinamento em Praia Grande-SP pode violar legislação ambiental de proteção ao bioma

Por Admin

19/07/2025 07:01 · Publicado há 5 horas
Categoria: Estilo de vida

O pai de Neymar, empresário Neymar da Silva Santos, está planejando financiar a construção de um novo centro de treinamentos para o Santos até a Copa do Mundo que ocorrerá em junho de 2026. A obra será feita em parceria com a NR Sports, em Praia Grande-SP, numa área de 90 mil metros quadrados.

Detalhes do projeto

O novo centro de treinamento prevê três campos de futebol, um estádio com capacidade para 25 mil pessoas, além de uma rede de hotéis, clube e academia. Com essa nova estrutura, o antigo CT será destinado às equipes de base e ao time feminino do Santos.

Impacto ambiental e legalidade

Entretanto, a construção ameaça uma região com vegetação nativa da Mata Atlântica, especificamente um terreno que contém remanescentes do Parque Estadual Xixová-Japuí, criado em 1993 e com uma área de 900 hectares, equivalente a mais de mil campos de futebol.

A iniciativa pode estar em conflito com o artigo 2º da lei 11.428/2006, conhecida como a "lei da Mata Atlântica", que proíbe a destruição do bioma para empreendimentos como o anunciado. A Agência Pública divulgou essas informações.

Posicionamento das partes envolvidas

A Agência Pública entrou em contato com a assessoria de imprensa da NR Sports e de Neymar da Silva Santos, que informou que "não há um projeto formalizado, nem informações oficiais a serem divulgadas", apesar de Neymar pai ter apresentado o projeto ao clube e à imprensa.

Contexto anterior

Em 2023, Neymar da Silva Santos foi multado em R$ 16 milhões por infrações ambientais em Mangaratiba-RJ, relacionadas ao uso de areia de praia próxima e desvio de curso d'água natural, mas a multa foi revogada em 2024.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade