{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Críticas ao Filme 'Ainda Estou Aqui': Divergências em Meio ao Elogio Geral
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/26/215x215/1_34892ad0_f3cb_11ef_8c03_7dfdbeeb2526-47207166.jpg

Críticas ao Filme 'Ainda Estou Aqui': Divergências em Meio ao Elogio Geral

Apesar da aclamação, opiniões contrárias ao filme geram debates acalorados nas redes sociais.

Por Admin

26/02/2025 13:08 · Publicado há 1 mês
Categoria: Outros

Desde sua estreia, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui tem acumulado elogios, sendo aplaudido por 10 minutos no Festival de Veneza e conquistando 97% de aprovação tanto de críticos quanto do público no Rotten Tomatoes. Contudo, entre as avaliações positivas, surgem vozes críticas que enfrentam hostilidade nas redes sociais.

Críticas e Reações

Um dos críticos que se destacou foi Jacques Mandelbaum, do jornal francês Le Monde, que publicou uma resenha negativa, resultando em uma avalanche de comentários ofensivos nas redes sociais contra o veículo. Em dois dias, o Instagram do jornal recebeu cerca de 21,6 mil comentários, o que demonstra a polarização em torno da obra. Mandelbaum declinou o convite para discutir o assunto em entrevista.

Voze do Público

O influenciador Thiago Torres, do canal Chavoso da USP, também se viu no centro da controvérsia após criticar o filme em um vídeo que se tornou viral. Torres argumentou que o filme privilegia uma narrativa da classe média alta, sem abordar a violência policial que ainda afeta camadas mais vulneráveis da sociedade. Sua abordagem gerou uma onda de ataques virtuais, levando-o a se defender e a gerar novos vídeos para esclarecer suas opiniões.

Discussões Críticas

Para alguns críticos, como Saymon Nascimento, Ainda Estou Aqui carece de uma abordagem mais política, restringindo-se a uma narrativa familiar em vez de explorar a complexidade da ditadura militar de forma abrangente. Nascimento sugere que o filme, embora importante, poderia ter capturado uma gama mais ampla da experiência brasileira durante o regime militar. Essa visão é apoiada por outros críticos que também apontam a falta de profundidade na representação da figura de Eunice Paiva, protagonista da história.

Reflexões Finais

As críticas ao filme revelam um ambiente polarizado onde opiniões divergentes são deslegitimadas, refletindo uma batalha cultural mais ampla. A recepção de Ainda Estou Aqui exemplifica como a arte pode gerar debates intensos e divisões, especialmente em tempos de crescente polarização política.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade