Boa noite

{{clima.description}} em
TV Sim Brasil Belo Horizonte

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}}

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
O número de solicitações ao INSS aumentou em mais de 30% ao longo de três meses, ultrapassando 1,7 milhão de pedidos.

O número de solicitações ao INSS aumentou em mais de 30% ao longo de três meses, ultrapassando 1,7 milhão de pedidos.

Atualmente, aproximadamente 560 mil benefícios aguardam análise por mais de 46 dias no Instituto, sendo 336 mil de natureza previdenciária e 223 mil de assistência.

Por Gustavo Carmo

13/11/2024 21:12 · Publicado há 1 mês

A fila para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve um aumento de 33%, representando aproximadamente 445 mil pedidos a mais em análise entre junho e setembro deste ano, conforme divulgado nesta terça-feira (12). Com esse incremento, a quantidade de solicitações de benefícios aguardando liberação totaliza 1,79 milhão. O Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps) indica que, desse total, 1,08 milhão (61%) são pedidos previdenciários, 392 mil (22%) são assistenciais e 235 mil (15%) possuem pendências documentais.

Aumento recente nos pedidos

Nos últimos 45 dias, houve um aumento significativo no estoque de pedidos do INSS, alcançando 918 mil requerimentos. Destes, aproximadamente 750 mil estão relacionados à previdência, enquanto 168 mil referem-se a benefícios assistenciais fornecidos pelo instituto.

Situação dos benefícios em análise

Atualmente, cerca de 560 mil benefícios excedem o prazo de 45 dias em análise pelo Instituto, sendo 336 mil previdenciários e 223 mil assistenciais. Procurado pela CNN, o INSS ainda não comentou sobre o crescimento da fila até o momento da publicação.

Por determinação constitucional e como promessa do governo Lula, o prazo para liberação dos benefícios é de 45 dias. Segundo o boletim, o tempo médio de concessão em setembro foi de 39 dias.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade