O ministro afirmou ao CNN Money que a reunião entre Lula e Xi durante o G20 resultará em anúncios vantajosos para o agronegócio.
De acordo com Fávaro, a China autorizou a operação de 43 novas plantas frigoríficas brasileiras.
Por Gustavo Carmo
13/11/2024 11:03 · Publicado há 1 mês
Como atual presidente rotativo do G20, o Brasil sediará, neste mês, a Cúpula de Líderes com participação dos representantes das principais economias mundiais, incluindo o presidente da China, Xi Jinping. Em uma entrevista ao CNN Money, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, mencionou que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder chinês resultará em anúncios que beneficiarão o agronegócio brasileiro.
"Nós estamos em uma relação muito promissora do Brasil com a China", destacou o ministro. Fávaro informou que 43 novas plantas frigoríficas brasileiras foram aprovadas para exportação à China e que os embargos sobre outras 12 foram levantados. "As expectativas são de que os anúncios sejam feitos nessa reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente Xi Jinping", acrescentou.
Segmentos em destaque
O ministro mencionou que os setores que terão atenção especial incluem frutas, pulses, DDG (coprodutos do processamento de milho para etanol), gergelim, sorgo e miúdos suínos e bovinos. "Nós temos boas perspectivas, temos protocolos sanitários completamente cumpridos em entendimentos entre as duas partes e também de nossa diplomacia por alguns produtos", comentou.
Fávaro ainda ressaltou que alguns acordos poderão não ser divulgados imediatamente, pois requerem ajustes e serão anunciados ao longo do tempo.