Bom dia

{{clima.description}} em
TV Sim Brasil Belo Horizonte

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}}

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Donald Trump anunciou que Elon Musk será o responsável por liderar o novo "Departamento de Eficiência do Governo".

Donald Trump anunciou que Elon Musk será o responsável por liderar o novo "Departamento de Eficiência do Governo".

Vivek Ramaswamy, que já foi candidato à indicação republicana, também assumirá a liderança da pasta.

Por Gustavo Carmo

13/11/2024 03:10 · Publicado há 1 mês

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (12) que o empresário bilionário Elon Musk e o ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy estarão à frente do novo "Departamento de Eficiência do Governo". Trump afirmou que "esses dois extraordinários americanos pavimentarão o caminho para meu governo desfazer a burocracia administrativa, reduzir o excesso de regulamentação, cortar gastos desnecessários e reformar as agências federais". O presidente acrescentou que o objetivo é concluir o trabalho do departamento até 4 de julho de 2026.

Objetivo do Departamento

Trump destacou que um governo mais enxuto, eficaz e com menos burocracia será um ótimo presente para os Estados Unidos no 250º aniversário da Declaração de Independência e expressou confiança no sucesso da iniciativa. No entanto, a nomeação de Musk, que comanda empresas com contratos governamentais, levanta preocupações sobre possíveis conflitos de interesse. Ainda não está claro como o departamento, que oferecerá "consultoria e orientação de fora do governo", funcionará.

Propostas de Eficiência Governamental

A proposta de criar uma comissão de eficiência governamental foi uma das iniciativas econômicas anunciadas por Trump em setembro, quando Musk concordou em liderar caso Trump fosse eleito. Durante o anúncio, Trump citou Musk dizendo que "isso vai causar um impacto significativo no sistema e atingir todos os envolvidos no desperdício governamental, que são muitos!".

Posição de Ramaswamy

Ramaswamy, por sua vez, respondeu na plataforma X com um de seus slogans de campanha: "SHUT IT DOWN." Após desafiar Trump nas primárias republicanas e mais tarde apoiá-lo em janeiro, Ramaswamy tem sido um defensor da redução do desperdício em gastos públicos, incluindo propostas de eliminação de agências federais. No ano anterior, ele elaborou um documento legal que, segundo ele, permitiria ao presidente eliminar agências à sua escolha.

A respeito das ações judiciais envolvendo Trump após a eleição, o futuro de tais processos permanece incerto.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade