{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/1e039bf/2147483647/strip/true/crop/1200x676+0+47/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fa5%2Fd9%2F4662760a4d8082d59cb3f526496c%2Fcaptura-
O conselho de Gilberto Gil para Preta Gil sobre a morte: 'é um ser humano evoluído'
Gilberto Gil compartilhou um conselho sobre a morte com Preta Gil meses antes de seu falecimento, influenciando sua visão sobre a finitude e a vida
Preta Gil, diagnosticada com câncer de intestino em 2023 e que faleceu aos 50 anos em Nova Iorque, recebeu de seu pai, Gilberto Gil, um conselho que marcou sua luta contra a doença. O músico de 83 anos conversou com a filha sobre a morte, destacando-se como um "ser humano evoluído" na visão da cantora.
Conselho de Gilberto Gil
Após enfrentar uma septicemia poucos meses do diagnóstico, Preta relembrou em entrevista ao Fantástico como as palavras do pai a ajudaram durante sua internação na UTI. Ela recordou: "Ele viu que estava lutando pela minha sobrevivência, ele sentiu isso e me deu um conselho: se tivesse pesado pra mim, naquele momento, que se eu não quisesse mais, que eu fosse".
Preta interpretou o conselho como um gesto de amor: "Isso é uma prova de amor, se você não tiver aguentando vá. Isso bateu em mim como um sopro de vida, não, não é a minha hora". Ela ressaltou querer viver e focar no tratamento, mas com uma perspectiva realista sobre a cura.
Visão sobre a cura e a vida
Preta explicou que para ela, a palavra cura não significava estar livre de todas as doenças, já que enfrentava múltiplos problemas de saúde, incluindo menopausa e múltiplos focos de câncer. "Hoje tenho quatro focos de câncer no meu corpo, mas eu tenho um corpo saudável. Esse corpo é ativo, que se respeita, que se ama, que se abraça e isso pra mim é mais cura do que um remédio ou algo que zere. A cura pra mim está nesse dia a dia, em hábitos, nesse querer estar bem".
Luta contra o câncer e falecimento
Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023, entrou em remissão em dezembro do mesmo ano, mas teve recidiva em agosto de 2024, com a doença se manifestando de forma mais agressiva em quatro locais diferentes. Em busca de alternativas, mudou-se para Nova Iorque em junho de 2025 para tentar tratamentos não disponíveis no Brasil.
Na noite do dia 20 de julho de 2025, a assessoria da cantora anunciou seu falecimento nas redes sociais, destacando sua coragem, transgressão e legado. "Preta foi uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem. Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres".
O comunicado finaliza ressaltando sua força e resiliência: "Sabemos o quanto sua luta foi dura, e o quanto ela desejava viver. Ela não desistiu nem por um instante. É esse amor pela vida, essa história de força e resiliência, que permanecerá eternamente em nossos corações. Te amamos, Preta".