Boa tarde

{{clima.description}} em
TV Sim Brasil Belo Horizonte

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}}

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
A cidade do Rio de Janeiro está se organizando para sediar o G20 com a implementação de feriado, bloqueios em vias e até uma operação militar.

A cidade do Rio de Janeiro está se organizando para sediar o G20 com a implementação de feriado, bloqueios em vias e até uma operação militar.

A cidade sediará três importantes eventos entre os dias 14 e 19 de novembro: Urban 20 (U20), G20 Social e Cúpula dos Líderes do G20.

Por Gustavo Carmo

13/11/2024 05:01 · Publicado há 1 mês

Com uma série de bloqueios em toda a cidade, a decretação de feriado e até mesmo a operação das Forças Armadas, o Rio de Janeiro está se preparando para sediar eventos do G20 nos próximos dias. Como atual presidente do grupo, o Brasil vai receber a capital fluminense para reuniões de líderes. Entre os dias 14 e 19 de novembro, a cidade será palco de três grandes eventos: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20.

Eventos Principais

Os dois primeiros encontros devem reunir aproximadamente 40 mil pessoas diariamente no Complexo Mauá, situado na área portuária, entre 14 e 17 de novembro. Nos dias 18 e 19, são esperadas 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais no Museu de Arte Moderna (MAM).

O Complexo G20 engloba áreas cruciais para a circulação de autoridades e delegações, incluindo o Aeroporto Santos Dumont, o MAM, o Vivo Rio, a Marina da Glória, a FGV, o Monumento a Estácio de Sá e a orla da Zona Sul, onde muitos líderes e suas delegações se hospedarão. Em 18 e 19 de novembro, o Santos Dumont será fechado devido à Cúpula, com voos redirecionados para o Aeroporto do Galeão, conforme as diretrizes e capacidades das companhias aéreas.

Restrição de Acesso e Intervenções

Outra alteração envolve o fechamento das áreas de lazer do Parque do Flamengo e da orla das praias do Leme ao Leblon nos dias 15, 17, 18, 19 e 20 de novembro. A Prefeitura do Rio anunciou medidas de controle na área ao redor do MAM, abrangendo 12 pontos no entorno: nove áreas de bloqueio com gradis, nove áreas de bloqueio de trânsito e quatro pontos de controle de acesso.

Para facilitar a movimentação das delegações nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Aterro do Flamengo não permitirá o trânsito de veículos comuns, sendo exclusivo para comitivas e veículos relacionados ao evento. Haverá uma cerca contínua entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, com restrições à circulação de pedestres, permitindo a travessia ao Parque do Flamengo apenas pelas passagens subterrâneas e fechando passarelas, além de 35 pontos de bloqueio.

Feriados e Serviços Essenciais

Uma legislação publicada em maio de 2023 no Rio decreta os dias 18 e 19 de novembro de 2024 como feriados no município. No entanto, não todos os estabelecimentos fecharão, como o comércio de rua, bares e restaurantes; padarias; hotéis, hospedarias e pousadas; shoppings, centros e galerias comerciais; estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas; pontos turísticos, entre outros.

Trabalhadores dos serviços essenciais não terão recesso, incluindo saúde, segurança privada, transporte público, coleta de lixo e limpeza urbana, serviços funerários e estabelecimentos atacadistas.

Segurança e Mobilização das Forças Armadas

No dia 8 de novembro, o presidente Lula da Silva (PT) decretou o emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro, de 14 a 21 de novembro, para a realização do G20. Este decreto autoriza as Forças Armadas a atuarem em substituição a policiais e outros agentes de segurança em casos de graves “perturbações da ordem”, com o intuito de proteger a população e assegurar o funcionamento das instituições.

O Palácio do Planalto declarou que a presença das Forças Armadas será essencial para a “proteção das delegações, assegurando que o Brasil ofereça um ambiente seguro para todos os envolvidos”.

Atividades Paralelas

Durante o evento, o Complexo Mauá, na região portuária, contará com um cronograma variado que inclui palestras, reuniões e apresentações ao ar livre abertas ao público e gratuitas no final da tarde. Entre os dias 14 e 16 de novembro, o G20 Social acontecerá no Espaço Kobra, com o Festival da Aliança Global realizado na Praça Mauá, trazendo espetáculos musicais após os debates, prevendo a participação de 40 mil espectadores nas apresentações.

O Urban 20 Summit, também no Complexo Mauá, acontece de 14 a 17 de novembro, reunindo prefeitos e representantes de mais de 60 cidades globais. Durante quatro dias, o evento focará em questões como combate à fome e pobreza, mudanças climáticas e reforma de instituições multilaterais.

Cúpula dos Líderes do G20

A Cúpula dos Líderes do G20 ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, reunindo chefes de Estado e Governos das principais economias mundiais, no MAM, no Aterro do Flamengo. O grupo, composto por 19 países, além da União Europeia e União Africana, representa 85% do PIB global, 75% do comércio internacional e 56% da população mundial.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade