{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/23/1000x1000/1_casa_gabo_-57227120.jpeg?20250723170701?20250723170701
Casarão histórico de 1897 recebe bar de comidas latino-americanas
Casa Gabo, inaugurada em 2024, ocupa a parte interna de imóvel tombado na região da Savassi em Belo Horizonte, valorizando a culinária latina em ambiente que une história e gastronomia.
O bar e restaurante Casa Gabo tem como protagonista no cardápio a gastronomia latino-americana, oferecendo um espaço que nasceu em outubro de 2024 a partir da união da cervejaria São Sebastião, da cervejaria Inspetor Sands e da cachaçaria Lamparina. Localizado na região da Savassi, no coração da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o estabelecimento funcionou inicialmente na parte externa do casarão histórico. Só em junho de 2025 o espaço interno, que integra um imóvel tombado e datado de 1897, foi aberto ao público, após um processo de obras de manutenção exigidas pela Secretaria de Patrimônio.
Histórico do Imóvel e Proposta do Bar
Segundo Augusto Franco, sócio da Cervejaria São Sebastião e da Casa Gabo, o casarão foi originalmente construído para abrigar engenheiros e arquitetos da comissão construtora de Belo Horizonte. A escolha do local precedeu a definição do conceito do restaurante. A ideia de abrir um bar de drinques latino-americanos surgiu dos sócios envolvidos, que juntaram seus interesses ao descobrir o ponto no casarão. O foco da casa é no compartilhamento de pratos coletivos e festivos, buscando criar uma experiência gastronômica que incentive os clientes a dividir os pedidos, pois não há opções individuais no cardápio.
Gastronomia com Identidade Latina e Mineira
O cardápio, assinado pela chef e sócia Ornela Mattos, explora ingredientes tradicionais tanto da América Latina quanto de Minas Gerais, como porco, frango, milho e mandioca. As empanadas venezuelanas, por exemplo, são preparadas com massa de milho e recheadas com frango temperado, assemelhando-se ao pastel de angu mineiro, porém com recheio diferente. Outro destaque são os patacones, bananas-da-terra verdes prensadas e fritas, servidas com molhos mexicanos, que já se tornaram um clássico da casa.
Influências e Participação da Comunidade Latina
Além das inspirações dos sócios em suas viagens pela América Latina, colaboradores latinos que já trabalharam na casa contribuíram para aprimorar o cardápio, trazendo sugestões e adaptações na perspectiva cultural. O restaurante recebe muitos estrangeiros que ajudam a construir uma carta 100% latino-americana. A expectativa é que o menu seja dinâmico, com mudanças a cada seis meses.
Drinques e Bebidas
A carta de drinques, assinada por Guilherme Costa, da Cachaçaria Lamparina, mantém o foco em ingredientes e nomes latinos, evitando anglicismos. Um exemplo é o "Avión de Papel", uma releitura do clássico americano "Paper Plane", que substitui o uísque por tequila. Outro drinque popular é o "Picante de la Casa", que leva tequila, coentro, limão e pimenta dedo-de-moça. Além das cervejas das cervejarias sócias, a Casa Gabo também oferece vinhos argentinos, chilenos e um vinho natural brasileiro na torneira, método que preserva o sabor e a durabilidade da bebida sem contato com oxigênio.
Origem do Nome
O nome Casa Gabo foi escolhido após a desistência da ideia inicial de chamar o espaço de "Macondo", cidade fictícia da obra "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez. "Gabo" era o apelido do escritor colombiano, laureado com o prêmio Nobel de Literatura e considerado um dos maiores escritores do século 20. O nome foi visto como ideal por funcionar em português e espanhol.
Serviço
Casa Gabo (@casa.gabo.bh)
Endereço: Avenida Cristóvão Colombo, 336, Funcionários, Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 98327-8890
Horário de funcionamento: Terça a quinta, das 17h à 00h; sexta e sábado, das 17h à 01h