{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/9ab1d21/2147483647/strip/true/crop/1918x1080+1+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F1e%2F85%2F253ed107491d817aaa9dd43eb4e3%2Fhahaha.j
Podcast 8 e 80, produzido pelo ‘Instituto Hahaha’ traz conteúdo de saúde, bem-estar, cultura e arte para idosos
Projeto inovador utiliza a palhaçaria para levar entretenimento e reflexão ao público idoso, com episódios disponíveis em plataformas digitais e rádios
O Instituto Hahaha, uma organização da sociedade civil (OSC) fundada em 2012 que leva a arte da palhaçaria para espaços de saúde e acolhimento, lançou o “Podcast 8 e 80”. Este projeto tem como objetivo proporcionar entretenimento, informação e reflexão para o público idoso, valorizando suas histórias de vida.
Distribuição e Conteúdo
Os episódios do podcast já estão disponíveis em plataformas como Spotify e YouTube. Eles exploram temas relacionados à saúde, bem-estar, cultura e arte. O conteúdo é desenvolvido a partir de conversas com idosos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e conta com tradução em Libras para acessibilidade.
Formato e Participação
O podcast apresenta dois tipos de programas: o “2+2”, que traz entrevistas com especialistas, e o “3x4”, que compartilha histórias reais dos encontros com palhaços. Dirigido por Rafael Protzner e Juliene Lellis, o “8 e 80” usa a linguagem da palhaçaria para abordar temas delicados, buscando humanizar as discussões e incentivar a participação ativa dos idosos na criação do conteúdo.
Apoios e Transmissões
O projeto é fomentado pelo Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte e conta com patrocínio da Vale e outras empresas. Novos episódios são lançados todas as terças e quintas-feiras nas plataformas de streaming de áudio. Além disso, o podcast é transmitido aos domingos, às 8h, na Rádio Câmara Brasília e, em breve, também integrará a programação da Rádio UFMG.
Acesso nas Instituições
Os conteúdos do podcast também estão disponíveis dentro das ILPIs e hospitais parceiros, através de totens que facilitam o acesso para os residentes desses ambientes. Para mais informações e acesso aos episódios, é possível acompanhar o Instituto Hahaha nas redes sociais pelo @institutohahaha, além do YouTube e Spotify.