{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/04/21/1000x1000/1_vacinacao_contra_hepatite_a-50237013.jpg?20250421193145?20250421193145
Vacinação contra hepatite A será ampliada em Belo Horizonte
Imunização começa a partir de terça-feira (22/4) para usuários da PrEP e contatos de casos positivos.
A vacinação contra hepatite A será ampliada a partir desta terça-feira (22/4) em Belo Horizonte. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), serão imunizados, conforme recomendação do Ministério da Saúde, os usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Também serão vacinadas as pessoas que tiveram contato com casos positivos para a doença, mediante avaliação e contato prévio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Informações sobre a Vacinação
O esquema vacinal é composto por uma ou duas doses, dependendo da condição e comprovação vacinal da pessoa. A aplicação da vacina será realizada em unidades específicas, que disponibilizarão as 3 mil doses recebidas, de acordo com o público. Os endereços das unidades podem ser verificados no portal da PBH.
Público Alvo da Imunização
Os usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) devem ser vacinados contra a hepatite A independentemente de contato com pessoas positivas para a doença. Para aqueles acompanhados no SUS, a vacina será oferecida preferencialmente no mesmo local de atendimento. Já para quem está em serviços privados, a imunização será realizada preferencialmente no local de retirada da PrEP.
Contato e Monitoramento
No caso de contatos sexuais e domiciliares de casos confirmados, a SMS já está em contato com esses pacientes, solicitando informações necessárias para melhor entendimento da exposição e avaliação da necessidade da vacina.
Dados sobre Hepatite A em BH
Durante o ano de 2023, foram confirmados oito casos de hepatite A em Belo Horizonte. Já em 2024, o número aumentou para 176; e no primeiro trimestre de 2025, 73 casos foram registrados. Para garantir a prevenção, a vacina contra hepatite A integra o calendário infantil, com uma dose recomendada aos 15 meses de idade.