{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Comemorações marcam os 75 anos de Mãe Glória e da Casa de Pai Ogum em Belo Horizonte
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cidades--casa-de-pai-ogum-1739461346?qlt=90&ts=1739461440124&dpr=off

Comemorações marcam os 75 anos de Mãe Glória e da Casa de Pai Ogum em Belo Horizonte

Evento destaca a importância da matriarca e a resistência cultural em cerimônia especial

Por Admin

13/02/2025 17:02 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Eventos

Um terreiro localizado no bairro Dom Bosco, na região Noroeste de Belo Horizonte, é testemunha de 75 anos de fé e resistência das tradições afro-brasileiras e afro-indígenas. Este sábado, 15 de fevereiro, será o dia de comemorar não apenas a história da Casa de Pai Ogum, mas também o legado de sua fundadora, Mãe Glória. O evento contará com a presença de autoridades políticas, incluindo a deputada estadual Andréia de Jesus, e será marcado pela inauguração de um memorial em homenagem à matriarca.

Homenagem e Memorial

A exposição que será apresentada durante a cerimônia retratará a trajetória de Mãe Glória e sua importância para a Casa de Pai Ogum e Seara do Mestre Sibamba. Pai William, herdeiro espiritual de Mãe Glória, expressou: "Não são apenas 75 anos de história, mas uma verdadeira jornada de resistência, luta e sobrevivência. Mãe Glória, com sua força e visão, foi a matriarca que fundou não só um espaço físico, mas também o movimento de resistência contra a intolerância religiosa. Uma resistência que persiste até hoje."

A Casa e sua Comunidade

O terreiro é considerado o primeiro imóvel da região, e Pai William destacou a importância da Casa para a formação da comunidade local. "A comunidade foi se formando ao redor da nossa Casa, em torno do nosso trabalho e acolhimento, tanto espiritual quanto social e cultural. Ela é o pilar de uma comunidade que se ergueu contra todas as adversidades", afirmou.

Preservação Cultural

Com a presença de autoridades políticas, o evento serve também como uma oportunidade para discutir a preservação das comunidades afro-brasileiras e afro-indígenas e o combate à intolerância religiosa. A programação inclui louvação a Exu e Toré dos Caboclos, um importante ritual das tradições afro-brasileiras.

Serviço

75 anos de resistência e fé de Mãe Glória e Casa de Pai Ogum e Seara do Mestre Sibamba
Quando: sábado, 15 de fevereiro, das 15h às 18h
Onde: R. Boassara, 110 - Dom Bosco, Belo Horizonte

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade