Cruzeiro, de forma determinada, "remove" ídolos das grandes torcidas do Brasil e demonstra sua força.
A diretoria do Cruzeiro, após possível negociação com Cássio do Corinthians, pode divulgar a contratação do atacante 'Gabigol', do Flamengo.
Por Gustavo Carmo
11/11/2024 17:08 · Publicado há 1 mês
Desde que assumiram a gestão do clube, os atuais dirigentes da Sociedade Anônima de Futebol do Cruzeiro (SAF) têm adotado uma abordagem agressiva no mercado de transferências. Após a transferência comentada do goleiro Cássio do Corinthians, os dirigentes estão próximos de contratar outro grande nome do futebol brasileiro: Gabigol, do Flamengo. O atleta, que anunciou sua saída do Flamengo ao final do ano após vencer a Copa do Brasil contra o Atlético na Arena MRV, está em negociações avançadas com o Cruzeiro, e um acordo parece iminente.
Segundo Marcos Braz, dirigente do Flamengo, 'o jogador entendeu que o Cruzeiro seria um grande clube pra ele'. Este é um desejo antigo de Pedro Lourenço, gestor da SAF celeste, e as negociações ganharam ritmo quando Gabigol decidiu não renovar com o Flamengo.
Estratégia de contratações de Alexandre Mattos
O atual CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos, é conhecido por realizar negociações de impacto nos bastidores por onde passa. Durante suas passagens por clubes como o Palmeiras, Atlético, Athletico-PR, e Vasco, Mattos foi responsável por contratar jogadores de grande destaque com investimentos significativos. Com a permissão de Pedro Lourenço, Mattos está envolvido nas negociações para trazer Gabigol para o clube mineiro.
Apesar de confirmar que Gabigol está nos planos do Cruzeiro, Mattos enfatiza que ainda não há um acordo formalizado. Após uma experiência anterior de negociação mal sucedida com Dudu do Palmeiras, Mattos lida com cautela ao tentar trazer o atacante para Belo Horizonte.
Impacto de Gabigol no Cruzeiro
Campeão em 13 oportunidades pelo Flamengo, Gabigol promete ser uma aposta técnica crucial para o Cruzeiro nos próximos quatro anos. Além de buscar títulos importantes, o atacante também poderá se envolver em estratégias para aumentar a arrecadação do clube e ampliar o número de sócios-torcedores, com a meta de superar os 100 mil associados até 2025.
Vendas e marketing
Assim que a contratação for oficializada, espera-se um impacto positivo nas vendas de camisas e itens licenciados. Com a renovação do contrato com a Adidas por cinco anos, o Cruzeiro deve criar estratégias para otimizar suas receitas através da imagem do atacante.
Atração de novos fãs
Ao longo dos seus cinco anos no Flamengo, Gabigol cativou o público infantil e juvenil, e essa conexão pode ser aproveitada pelo Cruzeiro. Produtos licenciados que envolvam o jogador poderão atrair diversos nichos de mercado. Além disso, a chegada de Gabigol pode impulsionar parcerias comerciais, como o patrocínio máster com a Betfair, e atrair novas marcas interessadas na crescente popularidade do clube.
Gabriel Barbosa, com seu histórico vitorioso no Flamengo e popularidade nacional, pode levar ao Cruzeiro torcedores que o acompanham tanto em Minas Gerais quanto em outras regiões do Brasil. Fora do campo, o time pode ganhar novos apoiadores ao mesmo tempo em que se beneficia do talento do jogador dentro das quatro linhas.