{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Thrillers hitchcockianos são destaque no Cine Humberto Mauro durante agosto
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/31/1000x1000/1_wmc61801-57715465.jpg?20250731194831?20250731194831

Thrillers hitchcockianos são destaque no Cine Humberto Mauro durante agosto

Sessões às sextas-feiras exibem nove filmes de suspense com abordagem hitchcockiana, incluindo sessões comentadas

Por Admin

05/10/2025 10:00 · Publicado há 11 dias
Categoria: Outros

Em agosto, o Cine Humberto Mauro dedica sua programação às sextas-feiras para a exibição de thrillers com estilo hitchcockiano, com uma seleção de nove filmes escolhidos pelo curador José Ricardo Miranda Júnior. A mostra acontece até o dia 29 e inclui duas sessões comentadas pelo próprio curador.

Contexto da programação

Em julho, o cine iniciou o ciclo “A vida em 24 horas”, que apresenta filmes cujas histórias se desenrolam em um único dia. Após abordar o gênero "coming of age", a programação volta o olhar para os thrillers, focando em narrativas intensas e marcadas por suspense e tensão contínua.

Características dos thrillers exibidos

O foco da seleção é o thriller hitchcockiano, que provoca uma experiência emocional dinâmica no espectador. José Ricardo explica: “Quando a gente pensa em thriller hitchcockiano, estamos pensando em um filme que vai passar por diversas emoções. Ele sai rapidamente da tensão para o riso.” O suspense compartilhado entre o público e os personagens, que não têm consciência do perigo, gera uma sensação de montanha-russa emocional.

Além disso, essas obras costumam apresentar cenários restritos e acompanhar personagens diante de decisões complexas e difíceis, geralmente em filmes de curta duração, com o maior tendo cerca de 100 minutos.

Temas explorados e filmes da programação

A curadoria mescla títulos clássicos e contemporâneos. A sessão de abertura, por exemplo, exibiu “Festim diabólico”, de Alfred Hitchcock, e “A morte e a donzela”, de Roman Polanski, abordando questões de poder e corrupção. Em “Festim diabólico”, personagens cometem um crime para testar a sensação do ato perfeito, enquanto “A morte e a donzela” traz a história de uma mulher que reconhece seu torturador da ditadura e busca fazê-lo confessar.

Outros filmes que integram a programação incluem “O convite” (2015), de Karyn Kusama, e “Testemunha muda” (1995), de Anthony Waller, que exploram personagens em situações de percepção limitada ou ilhados em seus próprios contextos.

Sessões comentadas e eventos especiais

dois encontros especiais contam com comentários do curador José Ricardo Miranda Júnior: no dia 8, com “Olhos de serpente”, de Brian De Palma, e no dia 29, com “Voo noturno”, de Wes Craven. Ambos os filmes utilizam o boxe como pano de fundo para explorar bastidores esportivos, e os comentários ampliarão a análise para todo o ciclo exibido.

Informações sobre a mostra

A programação acontece sempre às sextas-feiras no período da tarde, no Cine Humberto Mauro, localizado na Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados via plataforma Eventim, com limite de dois ingressos por CPF, a partir de uma hora antes das sessões.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade