{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/a0e4d4c/2147483647/strip/true/crop/1280x672+0+91/resize/1200x630!/format/webp/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fed%2F27%2F57443814477ca18a531f5d85743
Entenda o que é a geada e como ela pode afetar plantações em Minas na madrugada desta quarta
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta para 200 cidades mineiras sobre risco de geada e prejuízos agrícolas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo de geada para 200 cidades de Minas Gerais, com vigência da meia-noite até as 7 horas da manhã desta quarta-feira (30).
O que é a geada e seus efeitos
Segundo o Inmet, a geada ocorre devido à queda das temperaturas e seus efeitos variam conforme a espécie da planta, sua resistência ao frio e o estágio de desenvolvimento fenológico em que se encontra. "A geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas e seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente", explica o órgão.
Além disso, o Inmet alerta que as geadas, combinadas com o frio intenso, podem provocar a chamada "temperatura letal", capaz de causar danos graves e irreversíveis às plantações.
Áreas e recomendações
O comunicado aponta um risco leve de perda das plantações e possibilidade de temperaturas mínimas chegando a 3 ºC. Em caso de situações emergenciais, o Inmet recomenda acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
O alerta também abrange cidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além de Minas Gerais.
Lista das cidades em alerta
O Inmet divulgou uma lista extensa de municípios mineiros sob alerta, incluindo, entre outros, Aguanil, Aiuruoca, Alagoa, Alfenas, Andradas, Barbacena, Boa Esperança, Cambuí, Campo Belo, Capitólio, Carandaí, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Divisa Nova, Elói Mendes, Formiga, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Machado, Maria da Fé, Monte Sião, Pouso Alegre, São João del Rei, São Lourenço, Tiradentes, Três Corações e Varginha.
Também há municípios em alerta nos estados vizinhos, como Itatiaia no Rio de Janeiro e várias cidades do interior de São Paulo, como Bragança Paulista, Campos do Jordão, São José dos Campos e São Paulo capital.