{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2025/3/24/cidades-barreiro-bh-adolescente-1742838112.jpg
Sargento relata resgate de adolescente arrastada pela enxurrada no Barreiro
Menina de 14 anos foi socorrida após ficar presa debaixo de caminhão durante temporal em Belo Horizonte
"Não deu para pensar em mais nada, apenas em socorrer". Este é o relato da sargento Liliam Matozinhos, de 39 anos, que auxiliou no resgate de uma adolescente de 14 anos arrastada por uma enxurrada na região do Barreiro, em Belo Horizonte, durante o temporal do dia 24 de março de 2025.
O resgate
A jovem ficou presa sob um caminhão por um período, até ser retirada por pedestres, que a entregaram aos policiais. A garota estava desmaiada e com ferimentos, sendo encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Diamante, onde foi intubada.
Segundo a sargento, a adolescente estava a caminho da escola, mas ao perceber o volume da chuva, decidiu retornar para casa e acabou sendo levada pela enxurrada.
"Ela ficou presa debaixo do caminhão por um tempo, não sei se conseguiu respirar. Os pedestres que puxaram ela e entregaram para a gente (polícia) com ferimentos. Estava desmaiada, não sabia se ainda estava em vida", contou.
Atuação da polícia e equipe médica
A jovem foi transportada para a UPA em uma viatura da Polícia Civil. Um investigador, que estava trabalhando nas proximidades, ajudou no socorro juntamente com a sargento e o soldado Henrique Menezes.
"Para quem tem filho, como eu, é um momento de muita tensão e de emoção. Quando recebi aquela menina, não pensei em mais nada, se tinha vida ou não, só queria socorrer ela para a Upa. O local estava intransitável por causa da água, mas achamos um caminho mais seguro", relatou a sargento.
Após o atendimento inicial na UPA do Diamante, a menina foi transferida por uma unidade de suporte avançado do Samu para o Hospital João XXIII, onde recebeu procedimentos para estabilizar seu quadro clínico, conforme informado pela prefeitura de Belo Horizonte.
Chuvas no Barreiro
De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, entre 11h e 13h do mesmo dia, a regional do Barreiro registrou 38 milímetros de chuva, o que corresponde a 19,2% da média esperada para o mês de março.