{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2025/3/17/cidades-calor_em_bh-belo-horizonte-chuva_em_bh-1742265281.jpg
Chuva forte atinge Belo Horizonte e região metropolitana nesta segunda-feira
Defesa Civil emite alerta para pancadas de chuva intensas com raios e rajadas de vento na capital mineira e cidades vizinhas
Belo Horizonte e as cidades da região metropolitana registraram forte precipitação na tarde desta segunda-feira, 24 de março. Conforme informado pela Defesa Civil, a chuva atingiu com maior intensidade as regiões Oeste, Noroeste e Barreiro, mantendo o município em estado de alerta para as próximas horas.
Distribuição das Chuvas
Por volta do meio-dia, as áreas Nordeste e Pampulha também foram afetadas por chuvas fortes, enquanto as regiões de Venda Nova e Centro-Sul registraram precipitação mais fraca. Em Contagem, especialmente na região da Cidade Industrial, a chuva foi intensa.
Alerta da Defesa Civil
Belo Horizonte está sob alerta desde a manhã desta segunda-feira, com aviso válido até a manhã de terça-feira, 25 de março. A expectativa da Defesa Civil é de pancadas de chuva que variam entre 30mm e 50mm, acompanhadas por raios e rajadas de vento que podem alcançar até 50 km/h.
O volume máximo estimado, de 50mm, representa aproximadamente 25,3% do total previsto para todo o mês de março na capital, que é de 197,5mm. Até o momento, a regional Oeste acumula o maior volume de chuva no mês, com 153,4mm, o que equivale a 77,7% do esperado para o período.
Recomendações da Defesa Civil
Durante o período de chuva, a Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção e evitar áreas sujeitas a alagamentos, bem como não trafegar perto de córregos e ribeirões. É importante não atravessar ruas alagadas ou permitir que crianças brinquem em enxurradas.
A população deve evitar se abrigar ou estacionar veículos sob árvores e manter atenção especial em áreas de encostas e morros. Em caso de cabos elétricos rompidos, o órgão recomenda ligar imediatamente para a CEMIG (116) ou para a Defesa Civil (199).
Além disso, se forem observadas rachaduras em paredes, surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, é necessário informar a Defesa Civil. Em situações de raios, é indicado não permanecer em áreas abertas nem utilizar equipamentos elétricos.