{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/03/1000x1000/1_wdi6modesta-55656514.jpg?20250703221035?20250703221035
Orquestra Modesta apresenta musical para crianças e adultos no Palácio das Artes
Espetáculo ‘Canções para pequenos ouvidos 2’ une teatro, música e palhaçaria, promovendo reflexões sobre diversidade e sonhos em Belo Horizonte
A Orquestra Modesta, grupo paulistano, apresenta neste domingo (6/7), às 16h, no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o espetáculo “Canções para pequenos ouvidos 2”. O musical envolve teatro, música e palhaçaria, convidando crianças e adultos a explorarem o universo da fantasia e da imaginação.
Contexto e Proposta Artística
Com composições de Fernando Escrich, que também é palhaço e diretor teatral, o espetáculo traz canções que percorrem ritmos brasileiros e internacionais. As letras abordam temas como diversidade, diálogo e respeito às diferenças, conduzidas pelos sonhos dos palhaços – desde o desejo de se tornar um ídolo musical até a fantasia de ser uma borboleta com superpoderes.
Continuidade e Impacto do Projeto
“Canções para pequenos ouvidos 2” é a sequência do musical lançado pela Orquestra em 2017, que explorava memórias afetivas da infância. Segundo Milena Marques, fundadora do grupo ao lado de Escrich e Elisa Taemi, a proposta de ambos os musicais é dialogar tanto com as crianças quanto com pais e avós presentes nas apresentações. “Rodamos muito com o primeiro ‘Canções para pequenos ouvidos’, inclusive estivemos em Belo Horizonte em agosto do ano passado”, destaca Milena.
Origens e Formação
A Orquestra Modesta foi criada em 2015 no cenário do carnaval de rua em São Paulo, com o objetivo de resgatar as tradicionais matinês familiares. Dois anos depois, veio o desejo de criar um espetáculo autoral, resultando no primeiro “Canções para pequenos ouvidos”. Milena destaca que as músicas do novo espetáculo foram compostas durante a pandemia, influenciadas pelo contexto de isolamento e pelos questionamentos sobre sonhos e desejos das crianças e adultos.
Participação Belo-Horizontina
A multiartista Tereza Gontijo, de Belo Horizonte, faz parte do grupo desde sua fundação e colabora ativamente na proposta artística. Ela foi convidada por Fernando Escrich após atuarem juntos no grupo Doutores da Alegria. “Me mudei para São Paulo, segui trabalhando com o Doutores da Alegria e quando ele teve a ideia de criar esse grupo para promover o resgate de tradições carnavalescas, me convidou para fazer parte”, relata Tereza.
Reflexão Através da Música
Tereza destaca a preocupação de Escrich em compor músicas que, apesar de direcionadas ao público infantil, não sejam infantilizadas e tragam reflexões relevantes também para adultos. “No primeiro ‘Canções para pequenos ouvidos’, canto música sobre a passagem do tempo, o ciclo da vida, o envelhecimento, questões existenciais. No ‘Canções 2’, falamos da diversidade dos corpos e da diversidade do existir, de como cada pessoa é do que gosta”, explica.
Serviço
“Canções para pequenos ouvidos 2” será apresentado pela Orquestra Modesta neste domingo (6/7), às 16h, no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e estão à venda na plataforma Eventim e na bilheteria do teatro.