{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Quatro postos são interditados em Belo Horizonte por adulteração de combustíveis
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/03/1000x1000/1_whatsapp_image_2025_07_03_at_13_02_01__1_-55623264.jpeg?20250703134503?20250703134503

Quatro postos são interditados em Belo Horizonte por adulteração de combustíveis

Procon-MG determina fechamento de estabelecimentos após identificação de solventes em amostras de combustíveis analisadas pela UFMG

Por Admin

03/07/2025 15:45 · Publicado há 9 horas
Categoria: Outros

Quatro postos de combustíveis da rede Vixx, em Belo Horizonte, foram interditados na manhã desta quinta-feira (3/7) após fiscalização do Procon-MG constatar adulteração nos produtos comercializados. A medida foi tomada após análises laboratoriais confirmarem a presença de solventes nos combustíveis vendidos aos consumidores.

Fiscalização e análise laboratorial

A ação contou com o apoio da Polícia Militar e envolveu a coleta de amostras dos combustíveis, encaminhadas ao Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (LEC/UFMG). O laudo apontou vício de qualidade devido à adição de substâncias inadequadas, o que compromete a segurança e a eficiência dos veículos.

Consequências para consumidores e fornecedores

Segundo o Procon-MG, a adulteração de combustíveis é uma infração grave aos direitos do consumidor, podendo causar danos ao motor, perda de desempenho dos veículos, aumento no consumo, maiores custos de manutenção, riscos à segurança e impactos ambientais. Por conta da gravidade, os postos permanecerão fechados até que novos testes de qualidade comprovem a adequação dos produtos às normas vigentes. Os fornecedores têm até dez dias úteis para apresentar defesa.

Posicionamento do setor e próximos passos

O Sindicato de Postos de Combustíveis de MG (Minaspetro) afirmou em nota que "já é sabido que o crime organizado está entranhado no mercado de combustíveis, por isso, o Minaspetro produziu uma campanha que alertou os consumidores sobre fraudes e preços praticados muito abaixo do mercado, que podem significar má qualidade do produto". O sindicato defende ações constantes para combater a irregularidade, que prejudica comerciantes honestos.

Unidades interditadas

Os endereços das unidades interditadas são: Avenida Sebastião de Brito, nº 1037, bairro Dona Clara; Avenida Amazonas, nº 9248, bairro Grajaú; Rua Padre Pedro Pinto, nº 2745, bairro Letícia; Avenida Vilarinho, n° 5100, bairro Mantiqueira. Até o momento, representantes da rede Vixx não se pronunciaram sobre o caso.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade