
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2024/1/cidades-previsao-do-tempo-bh-alerta-defesa-civil-risco-de-deslizamento-em-bh-1713512819.jpeg
Chuvas intensas provocam alerta de risco geológico em Belo Horizonte
Apenas a região Norte de BH não está em situação de perigo
A Defesa Civil de Belo Horizonte atualizou na manhã desta quarta-feira (29 de janeiro) o risco geológico na cidade, informando que oito das nove regionais estão em risco geológico forte. Anteriormente, um boletim divulgado na segunda-feira (27) apontava que apenas três regiões estavam em risco forte e cinco em risco moderado. A única área livre de perigo é a Norte.
Classificação do Risco Geológico
A classificação do risco geológico é determinada pelas chuvas acumuladas: um risco "moderado" é indicado com precipitações de 50mm em 48 horas, enquanto o risco "forte" é declarado após 70mm em 72 horas.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos à saturação do solo e a sinais que possam indicar deslizamentos ou quedas de muros, como:
- Trincas nas paredes;
- Água acumulada no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de postes ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos.
Se a população observar um desses sinais, a orientação é que saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil pelo número 199. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar deve ser contatado através do 193.