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Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2024/5/7/cidades-metro-metro_de_belo_horizonte-mobilidade-1715109405.png
Obras no Metrô de BH geram insatisfação entre usuários
Passageiros reclamam de atrasos e confusões nas estações após início das intervenções
A nova etapa da revitalização do metrô, que teve início no último sábado (25 de janeiro), tem gerado insatisfação nos usuários. Só nesses primeiros dias, os passageiros afirmam já ter vivido diversos transtornos, além da demora excessiva dos trens. A previsão é de que esses reparos levem nove dias.
Intervalos aumentam
Com isso, os intervalos entre os trens nos dias úteis estão dobrados, chegando a 16 minutos, e os passageiros precisam realizar baldeação na estação Carlos Prates. O prazo para a concessionária Metrô BH concluir todas as intervenções na linha 1 é março de 2027.
Condições difíceis para os usuários
A publicitária Rafaela Junqueira, de 27 anos, afirma que a baldeação tem sido um transtorno. “O ato de ter que sair de um metrô enquanto uma multidão tenta entrar e depois fazer todo o processo contrário é muito cansativo. Isso piora ainda mais no momento de pico. Já chego no serviço cansada e estressada”, diz ela.
Aumento no tempo de deslocamento
Rafaela também destaca que não é mais possível calcular o tempo que será gasto para chegar a um determinado local. “A baldeação tem sempre um horário próprio. Descemos e esperamos em pé mais uns 10 minutos até o outro chegar e ainda tem o tempo de embarcar. Só aí já aumenta uns 15 minutos, sendo que às vezes esse intervalo varia. Para mim, que já gasto em média 3 horas por dia com deslocamento, um aumento de 30 minutos (ida e volta) já é muito”, diz ela.
Apelo por melhorias
O vigia noturno Sidiney França, de 46 anos, também afirma que as obras têm sido um transtorno para a população. Ele pede agilidade nas reformas. “Essas obras deveriam ter sido feitas há muitos anos e serem mais rápidas. Além de demorar e atrasar compromissos dos passageiros, o transporte não atende todas as regiões da cidade. Vamos ver se o projeto de levar o metrô para outros locais sai do papel”, afirmou Sidiney.
Detalhes das intervenções
As obras do metrô de Belo Horizonte estão sendo realizadas em quatro etapas. A primeira já foi concluída (de março de 2023 até março de 2024). A segunda está chegando ao fim (de abril de 2024 até março de 2025). O cronograma das intervenções, no entanto, segue por mais dois anos.
Esclarecimentos aguardados
As obras atuais fazem parte da revitalização da via permanente, ou seja, da pista de rolagem. As modificações incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMVs) e dos lastros — a camada de pedra britada que sustenta os trilhos. A reportagem entrou em contato com a Metrô BH solicitando um posicionamento e aguarda retorno.