{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Crise de Insulina em Belo Horizonte Gera Desesperança entre Pacientes Diabéticos
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/brasil/2023/5/brasil-falta-de-insulina-1708505969.jpeg

Crise de Insulina em Belo Horizonte Gera Desesperança entre Pacientes Diabéticos

Usuários enfrentam dificuldades para encontrar medicação essencial nas farmácias da capital mineira.

Por Admin

31/01/2025 19:01 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Outros

Pacientes que precisam de insulina em Belo Horizonte têm enfrentado uma verdadeira peregrinação na capital. O medicamento não tem sido encontrado nas farmácias populares, fazendo com que usuários tenham que ir de um lugar ao outro em busca de um recurso essencial para a vida de quem necessita dele.

Consequências da Falta de Insulina

A situação é preocupante: conforme o gastroenterologista e nutrólogo Bruno Sander, a falta de insulina, mesmo que por algumas horas, pode causar danos neurológicos semelhantes aos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, em casos mais graves, levar à morte.

Depoimentos de Pacientes

A jornalista Ana Carolina Teixeira, de 31 anos, conta que encontrar insulina nas farmácias populares tem sido praticamente impossível. Ela percorreu várias unidades nessa quinta-feira (30 de janeiro) e foi informada de que o medicamento estava em falta em todas elas. “Fiquei por duas horas rodando e nada. Nem para comprar estava achando. Fui informada de que há mais de um mês não chega nenhuma unidade”, relata ela.

Luiza Carvalho, de 36 anos, também enfrenta a mesma situação. “Não encontro insulina em nenhuma farmácia popular. É um absurdo ter que rodar a cidade inteira para conseguir uma medicação, e mesmo assim não encontrar”, desabafa.

Riscos para a Saúde

O gastroenterologista Bruno Sander explica que, nesses casos, ficar sem a insulina é algo bastante grave. “Com isso, há o aumento súbito de açúcar no sangue. Pode acontecer até mesmo falência múltipla dos órgãos. Outro risco é o de danos neurológicos, com sequelas irreversíveis, motoras e sensoriais”, adverte.

Busca por Alternativas no SUS

Com as farmácias populares sem a medicação, os pacientes precisam buscá-la no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, nem sempre é algo imediato. Ana Carolina, por exemplo, precisou marcar uma consulta com um médico para horas depois. Só após isso, ela conseguiria a receita para pegar a insulina no posto de saúde.

Posicionamento do Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que as insulinas são ofertadas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que atua de forma complementar à assistência farmacêutica do SUS. Segundo a pasta, a maior parte dos usuários é atendida na rede pública de saúde, e não há falta de insulina. Mais de um milhão de unidades foram enviadas para Minas Gerais em dezembro do ano passado.

Medidas e Projeções Futuras

O Ministério da Saúde também mencionou que, para 2025, o orçamento destinado ao fornecimento de insulinas será ampliado para R$ 1 bilhão, e medidas estão sendo tomadas para fortalecer a produção nacional de insulina.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade