{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/24/1200x720/1_wdi60ndas-57335823.jpg?20250724174732?20250724174732
Musical "Nas ondas do rádio" retorna aos palcos em Belo Horizonte e Nova Lima
Espetáculo que revive a era de ouro da Rádio Nacional será apresentado no fim de semana em dois teatros da região metropolitana de BH
O musical mineiro “Nas ondas do rádio”, que rememora a época de ouro da Rádio Nacional, retorna aos palcos neste fim de semana, com apresentações no sábado (26/7) no Centro Cultural Unimed-BH em Belo Horizonte e no domingo (27/7) no Teatro Municipal de Nova Lima.
Enredo e Direção
Com texto e direção de Pádua Teixeira, o espetáculo encena um dia típico de programação da Rádio Nacional, uma emissora carioca que destacou grandes nomes da música brasileira. A programação recriada inclui programas humorísticos como “Balança, mas não cai” e “Alvorada cabocla”, radionovelas e apresentações de artistas como Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Marlene e Emilinha Borba.
História e Pesquisa
O musical estreou em 1999, inicialmente encenado por um grupo amador de teatro formado principalmente por jovens entre 13 e 16 anos, no Colégio Maurício Murgel, no bairro Nova Suíssa, em BH. A atriz Kenya Costa, integrante do elenco desde a estreia, comenta: “A gente começou como grupo amador. Os diretores e atores Dilson Mayron e Pádua Teixeira nos ajudaram até a regularizar a documentação do espetáculo. Fomos construindo o musical por meio de muita pesquisa. Naquela época não havia internet.”
Para criar o espetáculo, o grupo utilizou revistas da época como O Cruzeiro e Manchete, jornais antigos e discos, mergulhando na década de 1950, período em que a trama se passa. “Hoje, olhamos para trás e questionamos como conseguimos construir um espetáculo tão legal, tão grande”, recorda Kenya.
Produção e Relevância
Além da pesquisa histórica, o musical contou com a colaboração de professores e figurinistas do Palácio das Artes, que ajudaram a dar forma à produção. Kenya Costa ressalta: “O legal é que o espetáculo está aí até hoje, fazendo sucesso. Pádua Teixeira foi iluminado, pois conseguiu construir algo quase impossível, ainda mais com um grupo tão jovem em cena.”
Luís Duarte, diretor assistente e produtor da montagem, destaca o dinamismo da peça, que inclui jingles, comerciais da época e o último capítulo da radionovela pioneira “Em busca da felicidade”. “É um espetáculo dinâmico, divertido, com muita música e coreografia”, afirma.
Elenco e Ingressos
O elenco atual reúne atores como Kenya Costa, Iaia Drummond, Bruna Gabriela, Camila Felix, Stephanie Rezende, entre outros. As apresentações em Belo Horizonte serão no Centro Cultural Unimed-BH Minas, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, no sábado às 20h, com ingressos a R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada) disponíveis na bilheteria e pela plataforma Sympla.
Em Nova Lima, o espetáculo será exibido no Teatro Municipal no domingo às 20h, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos a partir das 19h, limitados a dois por pessoa.