{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/8d7e2e7/2147483647/strip/true/crop/2047x1152+0+47/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F4c%2Fdf%2F17b69f89444ab78620ee00822462%2F5462958
Atlético ainda faz peneira? Saiba como funciona a captação de atletas da base
Atlético mudou a metodologia, e a peneira deixou de ser o ‘coletivo’ convencional para um processo de análise de quatro dias
O gerente das categorias de base do Atlético, Luiz Carlos Azevedo, revelou detalhes sobre o processo de captação de jogadores para os juniores do clube. Em entrevista à TV Sim Brasil, ele explicou que os jovens atletas passam por um processo de avaliação que dura quatro dias nas instalações do Galo.
Processo de avaliação
"Temos sim (a peneira). Temos um campo anexo à Cidade do Galo, que é o Campo do Imperial, um gramado sintético. De segunda a quinta, os atletas são observados. A gente recebe indicações e leva para lá, mas a gente mudou um pouco como ela (a peneira) é organizada", explicou Luiz Carlos.
Nova metodologia
O Atlético modificou a forma tradicional de realizar peneiras, que antes eram coletivos com muitos jovens atletas. Agora, o clube faz uma avaliação detalhada durante quatro dias, permitindo observar melhor os fundamentos dos jogadores e reduzir o nervosismo típico das estreias.
"O menino treina de segunda, terça, quarta e quinta. Na parte da manhã, ele tem uma hora de atividade, dividido por idade, obviamente. Mas ele tem quatro dias de treino para poder ser observado. Chamou a atenção, o scout traz e insere ele dentro da categoria. Aí ele continua o processo", detalhou Luiz Carlos.
Ele acrescentou: "A gente faz assim para, caso o menino esteja nervoso, ele tenha os outros dias. Não é só a questão do coletivo, pega a bola no 11 x 11, tem o trabalho de fundamento, de finalização. Às vezes, no jogo, o garoto mal pega na bola. Por isso a gente insere situações técnicas nesses quatro dias, para ver ele batendo com a esquerda, direita, fundamento".
Captação externa
Além da peneira no clube, o Atlético também conta com olheiros que fazem a avaliação de jogadores fora das dependências do clube. Luiz Carlos exemplificou dizendo que um observador foi avaliar uma competição em Monte Clara, onde foram analisados vários jogadores, e os que se destacam passam pelo processo de seleção do clube.