{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/06/26/1000x1000/1_tropeiro-55051476.jpeg?20250626165049?20250626165049
BH: festas juninas movimentam o último fim de semana de junho na capital
Vários bairros de Belo Horizonte recebem arraiás com comidas típicas, música e atrações culturais entre sexta e domingo
O mês de junho chega ao fim, mas ainda há tempo para aproveitar as tradicionais festas juninas em Belo Horizonte. Diversos pontos da capital mineira recebem arraiás neste último fim de semana do mês, reunindo gastronomia típica, apresentações musicais e muita animação.
Principais festas e atrações
O Arraiá da Liberdade acontece de sexta-feira (27/6) a domingo (29/6) nos Jardins do Palácio da Liberdade, com entrada gratuita. Mais de 20 barraquinhas vão oferecer pratos como curau, pamonha, mingau, bolo de milho, canjica, pastéis, caldos, espetinhos, feijão-tropeiro, cachorro-quente e torresmo, além de shows e apresentações artísticas ao longo do evento.
O Mercado de Origem promove um festival de comidas típicas juninas no bairro Olhos d'Água, com restaurantes locais criando pratos especiais à base de ingredientes como milho e amendoim. Entre as opções, estão o caldo de mocotó do restaurante Ulisses, fudges de sabores juninos do Happy Fudge, e combinações como mocofava, ricota com milho e espinafre, pamonha, canjica e docinhos tradicionais. O evento ocorre sábado (28/6), das 10h às 21h, e domingo (29/6), das 10h às 20h, com entrada franca.
Na Praça JK, no bairro Sion, o Arraiá de Inverno acontece no sábado (28/6), a partir das 14h. O evento traz pratos típicos do período junino e do inverno, como caldos, espetinhos, pastéis, quentão, canjica, cachorro-quente, fondue e vinhos. A entrada é gratuita até 15h30 (com retirada antecipada do ingresso); após esse horário, os ingressos custam R$ 25.
A Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, recebe o Arraiá de Santê na sexta (27/6), a partir das 17h, e sábado (28/6), a partir das 12h. O evento terá quadrilha, apresentações musicais, comidas típicas como canjica, quentão, espetinho, maçã do amor, cocada, pé de moleque, além de outras iguarias como paella mineira, churrasco grego, sanduíche de pernil, crepes, bolos e acarajé. A entrada é gratuita.
Comidas típicas em destaque
As festas juninas de BH se destacam pela variedade de preparos à base de milho, como pamonha, canjica, bolo e curau, além de outras delícias como feijão-tropeiro e caldo de mocotó. Pratos doces e salgados tradicionais, além de novidades criadas especialmente para os arraiás, estarão disponíveis para o público.
Serviço das festas
Arraiá da Liberdade: Jardins do Palácio da Liberdade, Praça da Liberdade. De sexta (27/6) a domingo (29/6). Entrada franca.
Festival no Mercado de Origem: Rua Adriano Chaves e Matos, 447, Olhos d'Água. Sábado (28/6), das 10h às 21h; domingo (29/6), das 10h às 20h. Entrada franca.
Arraiá de Inverno: Praça JK, Sion. Sábado (28/6), a partir das 14h. Entrada gratuita até 15h30 (retirada antecipada), depois R$ 25.
Arraiá de Santê: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza. Sexta (27/6), a partir das 17h; sábado (28/6), a partir das 12h. Entrada franca.
Tradição, cultura e diversão para todas as idades
As festas juninas em Belo Horizonte proporcionam momentos de lazer, cultura e muita comida boa para moradores e visitantes. A combinação de tradição, música típica, dança e gastronomia faz com que os arraiás sejam um dos destaques do calendário cultural da cidade neste fim de semana.