{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/12/520x405/1_igreja_de_nossa_senhora_de_lourdes_em_pouso_alegre_imagem_nayara_andery-46382656.jpg?20250212162545?20250212162545
Idoso morre enquanto reza em igreja que ajudou a fundar em Minas Gerais
Nelson Souza faleceu em plena celebração do Dia de Nossa Senhora de Lourdes, demonstrando seu amor pela comunidade católica.
Nelson Souza de Almeida, um idoso de 86 anos, faleceu devido a um infarto enquanto rezava na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. O incidente ocorreu no dia 11 de fevereiro, durante o Dia da Padroeira dos Enfermos. Ele estava em um momento de oração, acompanhado de um grupo, quando sofreu a parada cardíaca.
Contexto do Ocorrência
Nelson vivia no bairro Jardim Noronha e era um dos fundadores da comunidade católica, que teve início em 1997. Ele também atuou como Ministro da Eucaristia e dedicou mais de uma década de sua vida à indústria Alpargatas, entre as décadas de 1970 e 1980. No momento de seu falecimento, ele participava da reza do terço, aguardando a Missa dos Enfermos que estava agendada para as 9h.
As Tentativas de Socorro
Testemunhas relatam que, ao perceber que Nelson havia perdido os sentidos, uma mulher buscou água para ajudá-lo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado por volta das 8h50 para atender à emergência. Ao chegarem, os médicos e socorristas encontraram Nelson em parada cardiorrespiratória e tentaram reanimá-lo, mas infelizmente, ele foi declarado morto às 9h55.
Legado e Memórias
O corpo de Nelson foi sepultado na tarde seguinte, juntamente com a Missa dos Enfermos. Amigos e membros da comunidade lembram de sua dedicação e alegria nas celebrações ao longo dos 28 anos de existência da igreja. Maria Marta da Silva, amiga e coordenadora da comunidade, comentou: "Ele sempre estava sorrindo, ficava feliz de estar lá. Ele morreu no dia da padroeira e no lugar que tanto amava".
A contribuição de Nelson na Comunidade
Conhecido carinhosamente como Tio Nelson, ele desempenhou um papel fundamental na fundação da comunidade católica dos bairros Jardim América e Jardim Noronha. Desde os primeiros encontros, quando as celebrações aconteciam nas casas, até a construção da capela, Nelson esteve sempre envolvido. Ele também foi responsável pela compra e translado das imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete da França, algo que realizava com grande entusiasmo, inclusive rezando em francês durante a entronização das imagens.
"Ele era incansável no apoio para a construção da capela, ajudou em tudo e inauguramos", relembra Maria Marta. Nelson foi uma figura querida na comunidade, sempre disposto a ajudar e a participar da caridade, proporcionando alimentos para o Seminário Claretiano que passou por Pouso Alegre. 'Ele era doce e sorridente', conclui Marta.