O técnico do Atlético-MG, Milito, expressou pesar pela perda do título, mas destacou a atitude da equipe.
O treinador argentino analisou a estratégia na derrota deste domingo (10), na Arena MRV, por 1 a 0, durante a final da Copa do Brasil.
Por Gustavo Carmo
11/11/2024 01:01 · Publicado há 1 mês
O técnico do Atlético-MG, Gabriel Milito, expressou sua decepção após a derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil, realizada na Arena MRV, em Belo Horizonte, neste domingo (10). Durante a coletiva de imprensa após o jogo, o treinador argentino analisou a estratégia adotada pela comissão técnica na tentativa de virar a partida decisiva. Milito destacou que, apesar das boas oportunidades criadas para abrir o placar no primeiro tempo, o time não foi eficiente. Com a necessidade de vencer por três gols de diferença, o Galo voltou do intervalo com Alan Kardec, responsável pelo gol no Maracanã, buscando uma vantagem nas jogadas aéreas.
Análise do Jogo
"Necessitávamos tentar romper a defesa do Flamengo. Tentamos por fora e por dentro, geramos muitos cruzamentos que não conectamos. Por isso, colocamos um centroavante no segundo tempo como Kardec para aproveitar a profundidade do Arana e do Scarpa, para ter bons cruzamentos. Depois, tentar assumir o controle da partida e no mano a mano", explicou Milito. Com o Flamengo confortável com a vantagem no placar agregado, o time carioca passou a explorar contra-ataques. Em vários momentos, o goleiro Everson evitou gols do adversário, mas não conseguiu impedir o gol de Gonzalo Plata aos 38 minutos, que selou o pentacampeonato do Flamengo.
Estrategia e Postura do Time
Milito comentou sobre a dificuldade de enfrentar a qualidade dos jogadores do Flamengo em situações de 'mano a mano'. "Não é fácil jogar no mano a mano contra essa equipe, contra a qualidade dos seus jogadores. Penso que a equipe fez isso bem no primeiro tempo, mas, no segundo, sofremos contragolpes, principalmente quando passaram a jogar em um 5-3-2. Bruno Henrique é muito veloz. Plata também. Sofremos contragolpes, mas esse era o plano de jogo. Precisávamos descontar e, depois, tentar mais um", acrescentou.
Pós-Jogo e Expectativas Futuras
Apesar da derrota, Milito elogiou a postura do Atlético e destacou que essa determinação pode ser crucial para a conquista da Copa Libertadores contra o Botafogo em Buenos Aires. "Encontramos uma estrutura defensiva que nos impossibilitou [fazer gols]. Tivemos situações no primeiro tempo. Não foram muitas, mas tivemos. No segundo tempo, com o tempo passando, assumimos mais riscos e isso supõe defender no campo rival, com jogadores rápidos e no mano a mano", ponderou. Ele valorizou a coragem e o empenho da equipe, afirmando que estava muito orgulhoso pela forma como os jogadores competiram, um aspecto que considera vital para os desafios futuros.
Próximo Encontro
Curiosamente, o Atlético-MG enfrentará novamente o Flamengo, agora pelo Campeonato Brasileiro, na quarta-feira (13), às 20h (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 34ª rodada.