{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/03/24/1000x1000/1_wmc31401-48542123.jpg?20250324181622?20250324181622
Obra de Guimarães Rosa é ponto de partida em ciclo de palestras on-line
Evento aborda a riqueza cultural de Minas Gerais a partir da obra do escritor, explorando história, artes e literatura em palestras virtuais
A obra de Guimarães Rosa servirá como base para divulgar o sertão de Minas Gerais em diferentes linguagens em outros países.
Contexto do evento
A obra de Guimarães Rosa é o ponto de partida para um ciclo de palestras on-line que começará no dia 26 de março, com o objetivo de divulgar vários aspectos da cultura de Minas Gerais, abrangendo história, artes, educação, oralidade, canção popular e literatura. A programação vai até 14 de julho, totalizando 13 encontros realizados em intervalos regulares.
O ciclo é uma parceria entre o Leitorado Guimarães Rosa – Lengüitas, ligado à Embaixada do Brasil na Argentina, o Centro Universitário Estácio BH e a Academia Mineira de Letras.
Motivação e organização
Camila Souza, organizadora do evento e leitora no Lengüitas, escola de formação de professores em Buenos Aires, destaca seu interesse em falar sobre o sertão mineiro e outros elementos culturais do estado. Ela explica que o Itamaraty tem uma estrutura para divulgar a língua e cultura portuguesa no exterior, por meio do Instituto Guimarães Rosa, que funciona como o Instituto Camões de Portugal ou o Cervantes da Espanha.
O programa Leitorado Guimarães Rosa envia profissionais com doutorado ou mestrado em Letras para ministrar aulas e realizar pesquisas em universidades e instituições de ensino internacionais.
Concepção do ciclo de palestras
O pesquisador Bruno Viveiros, professor do Centro Universitário Estácio BH, também queria divulgar Guimarães Rosa em diversas linguagens para apresentar Minas Gerais ao mundo. O ciclo foi criado a partir da convergência dos interesses de Camila, que deseja promover o sertão mineiro, e de Bruno, que quer explorar várias linguagens a partir da obra do escritor. A Academia Mineira de Letras colabora na curadoria das palestras.
Temas e divisão das palestras
Algumas das palestras incluem "A recriação da natureza em Guimarães Rosa", "Comunidades veredeiras – entre travessias e pertencimentos", "As narrativas viajantes do Clube da Esquina" e "Áfricas em Minas: memória, patrimônio, arte e educação". As palestras estão divididas em dois blocos: o primeiro enfoca o sertão a partir de Guimarães Rosa e o segundo expande para uma cultura mais ampla do estado.
O primeiro bloco chama-se "Veredas entre a história e a ficção nos Geraes de Guimarães Rosa", girando em torno do livro "Grande sertão: veredas". O segundo, "Novas veredas revelam Minas Gerais", aborda temas como o Clube da Esquina e as populações quilombolas e indígenas do estado.
Participação e inscrições
Os palestrantes são profissionais das áreas de literatura, antropologia, ecologia, leitores apaixonados por Guimarães Rosa e pesquisadores argentinos em cultura brasileira, além de representantes de instituições como o Instituto de Filología y Literaturas Hispánicas da Universidade de Buenos Aires Dr. Amado Alonso.
O ciclo de palestras "Minas Gerais: outras veredas nas terras da Guimarães Rosa" ocorre de 26 de março a 14 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível no Instagram do Leitorado Lengüitas, onde também está a programação completa.