{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cruzeiro/2025/7/27/cruzeiro-cruzeiro-leonardo_jardim-ceara-1753653671.jpeg
Jardim comenta derrota do Cruzeiro para o Ceará: 'Dói, mas faz parte do processo'
Técnico Leonardo Jardim assume a responsabilidade pela derrota após sequência invicta de 16 jogos e destaca a importância de aprender com o revés
O técnico Leonardo Jardim, principal responsável pela impressionante sequência de 16 jogos sem derrota do Cruzeiro, também assumiu a responsabilidade pela derrota do time para o Ceará por 2 a 1, ocorrida no domingo, 27 de julho de 2025. Apesar do resultado negativo, o treinador português ressaltou que a derrota faz parte do processo de evolução de uma equipe que almeja grandes objetivos.
Reflexão sobre a derrota
Jardim expressou sua frustração com o resultado, mas destacou a importância de aprender com as dificuldades. "É um processo, e a derrota também faz parte. Estávamos satisfeitos porque esse grupo de trabalho vinha de uma série magnífica de 16 jogos sem derrotas, e a derrota dói. Mas temos que tirar lições, que são necessárias. Não é no momento de ganhar jogos que somos os melhores do mundo, e na derrota (não somos os piores). Sou o responsável por perdermos o jogo", afirmou o técnico.
Objetivos na competição
O treinador também falou sobre suas expectativas para aumentar a vantagem na liderança da tabela do Brasileirão. Com 34 pontos, o Cruzeiro continuou na ponta, um ponto à frente do Flamengo, que ainda jogaria na 17ª rodada. Jardim compartilhou suas conversas com os jogadores, dizendo que queria abrir uma distância para as equipes que estariam contratando novos jogadores, tentando consolidar a liderança do campeonato.
Estratégias e mudanças durante o jogo
Durante a partida, Jardim tentou modificar a postura do time para torná-lo mais ofensivo, especialmente no segundo tempo. Ele comentou que pediu para criar um espaço maior para os jogadores ofensivos e colocou Gabriel Barbosa em campo. Apesar das tentativas, o Cruzeiro não conseguiu reagir completamente ao placar adverso. "Falhamos em algumas situações, tivemos passes errados, e o adversário reagiu. Reagi quando estávamos empatados e procuramos a vitória com a colocação dos jogadores mais ofensivos, antes que o adversário fizesse o segundo. Depois, tentamos colocar todos seus jogadores ofensivos em campo e criamos um jogo mais ofensivo. Criamos algumas situações, mas não aconteceu. Acho que isso é o retrato do jogo", explicou Jardim.