{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Acabou o sonho? Desenvolvedor comenta sobre a presença do Brasileirão no EA FC 26
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/8252702/2147483647/strip/true/crop/1080x608+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F3f%2F94%2F5c135a614c849d96cbea1d20e28a%2Fsnapins-a

Acabou o sonho? Desenvolvedor comenta sobre a presença do Brasileirão no EA FC 26

Fãs manifestam apreensão sobre o retorno do Campeonato Brasileiro totalmente licenciado na nova edição do game EA FC, que será lançada em setembro de 2025.

Por Admin

27/07/2025 05:00 · Publicado há 4 horas
Categoria: Esportes

Com a proximidade do lançamento do EA FC 26, previsto para o dia 26 de setembro de 2025, cresce a expectativa em torno da inclusão do Campeonato Brasileiro licenciado na franquia. Thomas Caleffi, desenvolvedor da EA no Canadá, falou recentemente sobre as negociações da empresa com clubes brasileiros, mas manteve o suspense quanto à adição da liga no jogo.

Negociações e expectativa dos fãs

Em entrevista durante uma live na Twitch com o streamer VovinhoFUT, Caleffi declarou: "Sou gremista. Iria adorar ter as licenças do Brasileirão. Várias vezes a gente falou com clubes. É uma coisa que eu não digo que vai ou não sair. É uma conversa que a gente está tendo. Tem muitos brasileiros no nosso time (da EA). O time das licenças sabe que a gente quer o Brasileirão".

Ele ainda acrescentou: "Eu não descartaria nada. As pessoas que fazem as licenças de ligas, contratos do mundo todo. Eles estão discutindo, vendo como é possível. Eles sabem que todos querem, que é importante para nosso público. Eu sei que coloquei o time (de licenças) em contato com clubes. Mas não sei. No fim do dia, sou da gameplay".

Apesar das declarações, o streamer VovinhoFUT mostrou pessimismo quanto à inclusão da liga no lançamento do jogo: "Sobre o Brasileirão, minha opinião: não acho que vai sair. Opinião minha. Não tem nada aqui sobre. Eles estão comentando por alto. Vamos tentar, ver o que sai".

Dificuldades para licenciamento no Brasil

Desde 2016, os atletas do Brasileirão não aparecem no game devido a desafios legais relacionados à Lei Pelé (Lei nº 9.615/98). Diferente de outros países, no Brasil a EA precisa negociar individualmente os direitos de imagem de cada jogador, o que complica o processo para incluir a liga completa no jogo.

Em outros mercados, como a Inglaterra, os direitos são administrados coletivamente por entidades como a Premier League Players Ltd, facilitando a negociação. No Brasil, a existência de dois blocos principais, a Liga Forte União (LFU) e a Libra, torna a unificação das negociações mais complexa.

Marcelo Paz, presidente da LFU, expressou em fevereiro o desejo de firmar um acordo com a EA: "Jogo com meu filho e, no que depender do nosso esforço lá na LFU, a gente vai trabalhar esse tema. Eu acho que o futebol brasileiro precisa estar nos games com as marcas, com o nome dos jogadores". Entretanto, o acordo ainda não foi concretizado.

Escudos e uniformes já presentes no jogo

Embora os atletas não estejam licenciados, os escudos e uniformes dos clubes brasileiros têm aparecido nas últimas edições do jogo. Em 2020, a EA lançou uma DLC que incluiu a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, permitindo que clubes brasileiros participantes dessas competições tenham seus logos e uniformes no game.

Dessa forma, clubes como Atlético Mineiro, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Cuiabá e Corinthians estão presentes no EA Sports FC 25 e devem continuar com presença na franquia.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade