{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/especializados-corrida-de-rua-projeto_de_lei-bh-1752176160?qlt=90&ts=1752177062807&dpr=off
BH pode ser declarada capital nacional da corrida de rua
Projeto de Lei na Câmara de Belo Horizonte busca reconhecer a cidade como referência nacional na prática esportiva da corrida de rua
A corrida de rua tem crescido significativamente no Brasil, sendo atualmente o quarto esporte mais praticado. Em Belo Horizonte, a popularidade dessa atividade é evidenciada por um calendário crescente de eventos, incluindo a tradicional Volta da Pampulha, que ocorre anualmente em dezembro e atrai cerca de 20 mil participantes.
Proposta Legislativa
Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, tramita o Projeto de Lei (PL) 313/2025, que visa declarar a capital mineira como a "Capital da Corrida de Rua". A proposta pretende inserir este título na Lei 11.397, de 2022, que trata das datas comemorativas do município. O projeto foi aprovado em 1º turno pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e ainda passará por outras três comissões antes de ser submetido ao Plenário.
Objetivos e Benefícios
O projeto busca promover o esporte como um instrumento para o desenvolvimento social, econômico e turístico da cidade. A intenção é gerar oportunidades de lazer, negócios e aumentar a visibilidade de Belo Horizonte. Em 2025, a cidade já registra cerca de 30 eventos de corridas de rua, organizados por órgãos públicos, veículos de imprensa como o jornal TV Sim Brasil, e empresas privadas. A procura por esses eventos é alta, com inscrições esgotando rapidamente.
Promoção da Saúde e Bem-Estar
Além de fomentar o esporte, o PL 313/2025 incentiva a prática de maratonas e corridas como meio de promover a saúde, o bem-estar e a melhoria do condicionamento físico da população. A prova de maior distância na cidade é a Meia Maratona de BH, realizada em junho, com percurso passando pela Lagoa da Pampulha e o zoológico.
*sob supervisão de Paula Coura.