{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Documentário resgata o legado do músico mineiro Mestre Belini
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/04/1200x720/1_wmc7capabelini-55776826.jpg?20250705063621?20250705063621

Documentário resgata o legado do músico mineiro Mestre Belini

Filme que destaca a vida e obra do compositor será exibido no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte

Por Admin

05/07/2025 08:25 · Publicado há 3 horas
Categoria: Eventos

O maestro e compositor mineiro Belini, conhecido como Mestre Belini, teve sua história retratada no documentário "Mestre Belini: O choro do cerrado", dirigido por seu filho Bellini Andrade. O filme será exibido neste sábado (5/7), às 19h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, e depois ficará disponível no canal do YouTube da produtora Espinha Audiovisual.

Legado musical e trajetória

Mestre Belini compôs cerca de 600 choros e conquistou respeito pela complexidade de suas composições, consideradas difíceis de executar. Natural de Abaeté, veio para Belo Horizonte em 1938 para regularizar sua situação militar e acabou permanecendo na cidade, onde conciliou a carreira militar à produção musical, tornando-se referência no gênero do choro em Minas Gerais.

Apesar de ter gravado poucos discos, como "Velho companheiro", lançado sete anos antes de sua morte, seu nome era amplamente respeitado no meio musical. Nos anos 1980, ele acompanhou o cantor Paulinho Pedra Azul em turnê nacional.

Documentário e preservação da memória

A produção do documentário levou 10 meses e reuniu cerca de 30 depoimentos de familiares, amigos, músicos e contemporâneos do maestro, como o radialista Acir Antão e o próprio Paulinho Pedra Azul. Além disso, 11 composições de Mestre Belini foram gravadas por diferentes grupos de choro de Belo Horizonte e estão disponíveis em videoclipes no canal da Espinha Audiovisual.

Bellini Andrade destaca que o objetivo do filme é preservar a obra do pai "antes que ela se perca totalmente", pois suas músicas já não são muito executadas atualmente. "O documentário tem o propósito de manter seu legado vivo. Faço isso não apenas por ser filho dele, mas por ser apreciador da boa música", afirma o diretor.

Exibição e acesso ao filme

A sessão no Cine Santa Tereza terá entrada gratuita. Após a exibição, o documentário poderá ser assistido gratuitamente no YouTube, no canal da produtora Espinha Audiovisual (@Espinha Audiovisual).

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade