{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cruzeiro-mushuc-runa-sul-americana-cruzeiro-1742401960?qlt=90&ts=1744111756268&dpr=off
Mushuc Runa: Raio-X do Adversário do Cruzeiro na Sul-Americana
Equipe equatoriana, com raízes indígenas, faz sua estreia frente à Raposa no Mineirão.
Desconhecido por boa parte da torcida brasileira, o Mushuc Runa será o adversário do Cruzeiro na noite desta quarta-feira (9), no Mineirão, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. E o torcedor celeste pode estar se perguntando: afinal, que time é esse? A TV Sim Brasil faz um raio-x da equipe equatoriana.
Origem e História
A começar pelo nome, o adversário da Raposa desperta curiosidade. A tradução literal de Mushuc Runa, proveniente do quíchua, língua dos indígenas que habitam os Andes, é "Novo Homem". O clube foi fundado em janeiro de 2003 na cidade de Ambato, no Equador, a partir de uma cooperativa indígena, a Cooperativa de Ahorro y Crédito Mushuc Runa. O objetivo da entidade era incluir os indígenas em diversos setores da sociedade, sendo o futebol uma parte importante desse processo. Inicialmente, a proposta era que apenas indígenas participassem do clube, o que evoluiu com o tempo, visando maior competitividade, mas sem perder suas raízes.
Trajetória no Futebol Equatoriano
Foi dessa forma que o Mushuc chegou pela primeira vez à elite do futebol equatoriano em 2014. Após algumas oscilações, incluindo rebaixamentos, o clube se destacou novamente no cenário local. Em 2019, o Mushuc Runa disputou a Sul-Americana pela primeira vez, mas foi eliminado logo na fase eliminatória pelo Unión Española, do Chile. Em 2022, a equipe teve nova chance, enfrentando a LDU, também sendo eliminada na mesma fase.
Desempenho Atual
Em 2025, o Mushuc Runa está no Grupo E da competição, ao lado de Cruzeiro, Palestino (Chile) e Unión (Argentina). Na primeira rodada, a equipe aproveitou o fator casa e venceu o time chileno por 3 a 2. Além disso, o Mushuc Runa conta com uma vantagem quando atua em sua cidade devido à altitude, já que Ambato está a 2.600 metros acima do nível do mar.
Treinador Experiente
Um dos trunfos da equipe é seu treinador, o experiente paraguaio Ever Hugo Almeida, de 76 anos. Ex-goleiro e ídolo do Olimpia, ele foi campeão da Libertadores em 1979 e 1990, e é o jogador com mais partidas disputadas na história da Libertadores, com 113 partidas, todas pelo Olimpia, entre 1973 e 1990.
Perspectivas para o Jogo
Como apenas o campeão de cada grupo avança diretamente às oitavas de final da Sul-Americana, o Mushuc Runa pode abrir seis pontos de vantagem sobre a Raposa em caso de vitória no Mineirão. Mesmo que não seja o líder do grupo, a equipe poderá buscar a segunda colocação para se classificar ao playoff com um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores, um feito significativo para a equipe. A delegação do Mushuc Runa chegou a São Paulo na noite de segunda-feira (8) e se dirige a Belo Horizonte nesta terça (9).