{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica-alexandre_silveira-zema-lula-1741710815?qlt=90&wid=800&ts=1741865361767&dpr=off
Zema critica Lula e o classifica como 'desconectado da realidade'
Governador de Minas Gerais expressa descontentamento com discurso do presidente em evento na Grande BH.
No início da manhã desta quinta-feira (13 de março), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo em suas redes sociais, onde fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A postagem veio após uma troca de farpas ocorrida durante um evento em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, no dia 11 de março.
Críticas Diretas
No vídeo, Zema revelou estar "assustado" com as declarações de Lula, afirmando que o presidente está "desconectado da realidade". Ele comentou: "Eu estive com o presidente Lula e fiquei assustado. Parece que ele está em modo avião, desconectado da realidade. Ele veio aqui em Minas se posar como pai dos pobres e dizer que só ele e o Getúlio é que trabalharam pelos mais necessitados. Esse filme nós brasileiros já vimos e não gostamos."
Economia e Passado
O governador também criticou a política econômica do governo federal, fazendo referência à ex-presidente Dilma Rousseff, que atualmente é presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), vinculado ao Brics. Ele afirmou: "Esse presidente em modo avião talvez seja o motivo dele não se lembrar do desastre que foi o governo PT para o Brasil em 2015 e 2016, que provocou a maior crise e a maior recessão da história, arruinando a vida de muita gente e gerando três milhões de desempregados. A crise foi criada com a mesma receita que ele está seguindo agora: gastança, irresponsabilidade fiscal e a economia crescendo com anabolizante."
Gestão em Minas
Na legenda da publicação, Zema destacou sua gestão em Minas Gerais, afirmando que está conduzindo o Estado de forma mais equilibrada. "Enquanto o presidente está em modo avião, aqui em Minas estamos fazendo o dever de casa, equilibrando as contas e investindo com responsabilidade", escreveu.
Repercussão do Evento
Este ataque ocorreu dois dias após um evento onde houve uma série de trocas acaloradas entre Zema, Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Durante o discurso, Zema acusou o PT de ter deixado Minas Gerais quebrado, atribuindo a falta de investimentos em rodovias e escolas à dívida bilionária que o estado possui com a União. Em resposta, Silveira acusou Zema de ser responsável pela maior parte da dívida, enquanto Lula apontou que o governador não se lembra de que, durante seu governo, a economia crescia acima da inflação.