{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/26/520x405/1_chama_o_sindico_6-47250013.jpg?20250226201321?20250226201321
Chama o Síndico: Carnaval agitado em Belo Horizonte
Um dos blocos mais tradicionais da capital mineira realiza seu desfile noturno com sucessos de Tim Maia e Jorge Ben Jor.
O bloco Chama o Síndico, conhecido por sua tradição no Carnaval de Belo Horizonte, já está agitando os foliões. Na última quarta-feira, antes do início oficial das festividades, uma multidão foi arrastada pela Avenida Afonso Pena, nas proximidades do Parque Municipal.
Ritmos e Repertório
Com um repertório que homenageia os grandes sucessos de Tim Maia e Jorge Ben Jor, o bloco se destaca pela mistura de vários ritmos, incluindo samba, funk, afoxé, xote, soul, carimbó e reggae power. Ao contrário de muitos blocos que desfilam durante o dia, o Chama o Síndico mantém a tradição de sair sempre à noite.
Tema da Festa
O tema do cortejo de 2025 é “Salve o Verde!”, uma composição famosa de Jorge Ben, que incentiva a proteção ambiental. O bloco, inspirado por pensadores como Ailton Krenak, busca representar a natureza como um organismo vivo e convida a todos a preservar o meio ambiente através da arte e da celebração.
Mensagem de Sustentabilidade
Zé Mauro, fundador e vocalista do bloco, declarou: “Em tempos cinzas, em que o concreto reina, convidamos todo mundo para celebrar a Serra do Curral, reverenciar as matas, proteger nossos rios e semear um futuro mais verde. Vamos vestir as cores da natureza, dançar entre as árvores da Afonso Pena e espalhar a mensagem: preservar é preciso e pode ser divertido!”
Patrocínios
Em 2025, o bloco contará novamente com o patrocínio da Cemig e do Governo de Minas Gerais, agradecendo à Lei Estadual de Incentivo à Cultura por permitir a continuidade de suas atividades. Em 2024, a ação investiu R$ 15 milhões em mais de 60 projetos em 30 cidades mineiras.