{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta concertos de carnaval com 'Ritmos latinos'
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/17/520x405/1_wmc3pagina18-46713754.jpg?20250217204432?20250217204432

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta concertos de carnaval com 'Ritmos latinos'

Temporada de Verão contará com repertório vibrante, incluindo rumba, frevo, mambo, samba e tango.

Por Admin

18/02/2025 05:10 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Eventos

No embalo do clima festivo do carnaval, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais abre, nesta quarta-feira (19/2), sua Temporada de Verão, com o concerto "Ritmos latinos", cujo programa inclui peças leves e coloridas, calcadas em gêneros como a rumba, o frevo, o mambo, o samba e o tango. A apresentação será no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes, às 20h. No mesmo palco, a orquestra vai executar trechos do concerto nesta terça (18/2), ao meio-dia, com entrada gratuita.

Participações Especiais

A apresentação contará com a participação do Coral Lírico de Minas Gerais, em pinceladas vocais, e com a soprano Fabíola Protzner, que atua como solista convidada na execução da obra "Sete canções para canto e orquestra", de Dinorá de Carvalho, que combina sonoridades do folclore brasileiro com técnicas eruditas. O regente André Brant destaca que a ideia é "começar o ano com um concerto leve, feito de ritmos marcantes, no clima do carnaval que bate à porta".

Repertório Diversificado

O repertório inclui obras de Camargo Guarnieri, com "Três danças brasileiras"; do argentino Astor Piazzolla, com "Verano porteño"; e de Arturo Márquez, autor do emblemático "Danzón nº 2". O maestro Brant ressalta que as composições trazem características dançantes e refletem diferentes ritmos da América Latina, fazendo uma ligação com temáticas nacionalistas.

Homenagem a Dinorá de Carvalho

O concerto ainda inclui "Sete canções para canto e orquestra", em homenagem à compositora Dinorá de Carvalho, que foi uma figura pioneira na música orquestral no Brasil. A obra, que inclui a canção "Último retrato", será reestreada após a redescoberta de sua partitura.

Informações do Evento

O evento ocorrerá no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes, localizado na Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro, com entrada gratuita para os trechos do repertório na terça-feira (18/2) e ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) para o programa completo na quarta-feira (19/2). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3236 7307.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade