{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
A Fórmula 1 se populariza entre os jovens no TikTok
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/ferrari-explica-acidente-de-hamilton-em-barcelona?qlt=90&ts=1738268496825&dpr=off

A Fórmula 1 se populariza entre os jovens no TikTok

A Geração Z encontra na Fórmula 1 um novo interesse, impulsionado pelas redes sociais e pela presença de pilotos jovens.

Por Admin

31/01/2025 12:03 · Publicado há 4 mêses
Categoria: Esportes

Diversas pesquisas têm mostrado um rejuvenescimento do público da Fórmula 1 (F1). Jovens da Geração Z estão cada vez mais se interessando pela principal categoria do automobilismo, especialmente através de plataformas como o TikTok, que é amplamente utilizada pelos nascidos no final dos anos 90. Um levantamento realizado pela F1 em 2021 revelou que 63% dos fãs têm menos de 34 anos, enquanto a participação feminina cresceu de 10% em 2017 para 18,3% em 2021.

Interação nas Redes Sociais

Os fãs têm utilizado as redes sociais para acompanhar os destaques das corridas, interagir com os pilotos e acessar clipes de bastidores. Esse engajamento digital, aliado ao sucesso de produções como "F1: Dirigir Para Viver", da Netflix, atraiu um público recorde de 6,5 milhões de pessoas para eventos em 2024. Além disso, projetos como a série "Senna" e filmes temáticos continuam a expandir o alcance da categoria entre os jovens.

Novos Patrocinadores e Talentos Emergentes

A popularidade crescente da F1 também tem atraído novos patrocinadores, incluindo marcas como Kit Kat, Lego e Hot Wheels. Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, destacou que a ascensão de Gabriel Bortoleto, de 20 anos, tem sido um catalisador do interesse entre os jovens no Brasil. Após conquistar o título mundial de F2, Bortoleto se tornará o primeiro brasileiro titular na F1 desde 2017, quando Felipe Massa deixou a categoria, reacendendo a esperança de uma nova era de sucesso para o país no esporte.

Engajamento dos Criadores de Conteúdo

Dados do Google Trends indicam que o nome do piloto nunca foi tão procurado quanto em 2024. Bortoleto conta com quase 1 milhão de seguidores no Instagram e utiliza suas redes sociais para se conectar com seus fãs, compartilhando momentos de preparação para as corridas e celebrações de suas vitórias. De acordo com Salviano, o sucesso da F1 na Geração Z pode ser atribuído à estratégia de explorar os bastidores e criar experiências imersivas nas redes sociais, o que gera uma conexão emocional com o público.

Histórias Pessoais de Fãs

Murilo Bellini, 23 anos, um estudante de economia, cria conteúdos variados no TikTok relacionados ao esporte e afirma que, através das mídias sociais, o público está redescobrindo a F1. A designer de moda Anny Wohl, também de 23 anos, comentou que se afastou do esporte por algum tempo, mas redescobriu sua paixão durante a pandemia, enquanto a dentista Malu Koerich, igualmente de 23 anos, trouxe à tona sua conexão com o esporte ao misturar conteúdos sobre a F1 com temas femininos. "Tento trazer um pouco disso porque, quando comecei a assistir à F1, eu me sentia deslocada", afirmou Malu.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade