{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
CBF implementa nova regra para coibir 'cera' de goleiros no Brasileirão a partir de 2025
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/sports/futebol-nacional/2025/3/corinthians-palmeiras-e-sao-paulo-tem-primeira-rodada-do-brasileirao-adiada-entenda.jpeg

CBF implementa nova regra para coibir 'cera' de goleiros no Brasileirão a partir de 2025

Mudança, aprovada pela IFAB, prevê escanteio ao adversário se goleiro segurar bola por mais de oito segundos

Por Admin

04/10/2025 15:32 · Publicado há 2 dias
Categoria: Esportes

A partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 29 de março de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai adotar uma nova regra para impedir a prática da cera pelos goleiros durante as partidas. A mudança foi aprovada recentemente no conselho da International Football Association Board (IFAB) e prevê que, caso o goleiro segure a bola com as mãos por mais de oito segundos, a equipe adversária será beneficiada com um escanteio.

Detalhes da regra e aplicação

A CBF comunicou oficialmente os clubes sobre a nova regra nesta semana por meio de um ofício assinado por Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem. A norma passará a valer em todas as competições organizadas pela entidade, incluindo Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão sub-20 e Copa do Brasil sub-17, além do Brasileirão Série A, que será a primeira competição a sentir os efeitos práticos da mudança.

Contexto internacional e evolução da norma

A nova regra recebeu aval da IFAB durante a 139ª Reunião Geral Anual realizada em Belfast, Irlanda do Norte. Enquanto a CBF já colocará a medida em prática nesta temporada, o futebol europeu deve implementá-la a partir da próxima temporada. O Mundial de Clubes, em junho nos Estados Unidos, também deve contar com essa diretriz.

Funcionamento da nova diretriz

Com a nova determinação, sempre que um goleiro ultrapassar o limite de oito segundos segurando a bola com as mãos, o árbitro deverá sinalizar o tempo restante para a penalização usando os dedos, iniciando a contagem a partir de três segundos com a bola em posse do goleiro. Caso o tempo seja excedido, a equipe adversária será premiada com um escanteio. Anteriormente, a regra previa um tiro livre indireto dentro da área em caso de ultrapassagem do tempo máximo de seis segundos, mas essa penalidade raramente era aplicada na prática.

Objetivo e outras medidas adotadas

O principal objetivo da mudança é combater a perda de tempo causada pela cera dos goleiros, tornando as partidas mais dinâmicas e agradáveis para os torcedores. Além disso, a CBF implementará outra diretriz que limita as reclamações em campo apenas ao capitão de cada equipe, que terá permissão para questionar as decisões arbitrárias. Jogadores que reclamarem sem autorização estarão sujeitos a receber cartão amarelo.

A primeira rodada do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro terá início em 29 de março, com a estreia da Série A. A partida inicialmente marcada entre Palmeiras e Botafogo no Allianz Parque foi adiada devido à final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians. As novas regras também entrarão em vigor nas demais divisões organizadas pela CBF dentro da mesma temporada.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade