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Chefe da Ferrari foca desenvolvimento no carro da temporada 2026 da Fórmula 1
Equipe fará apenas pequenos ajustes no SF-25 em 2025 para concentrar esforços no novo modelo para o próximo ano
Frederic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, anunciou que a escuderia concentrará seus esforços no desenvolvimento do carro para a temporada de 2026, reduzindo as grandes atualizações no modelo SF-25 ao longo do ano de 2025.
Planejamento para a temporada 2025
De acordo com Vasseur, a equipe realizará apenas pequenos ajustes no SF-25 até o fim da temporada, adaptando o carro às características específicas de cada circuito e às condições climáticas, sem a expectativa de inovações significativas. "Quanto mais nos aproximamos do final da temporada, mais precisamos nos concentrar no próximo ano. É claro que faremos pequenos ajustes até o final do ano, principalmente relacionados às características de cada pista e às condições climáticas, mas não são esperados grandes atualizações", afirmou o dirigente.
Desempenho da Ferrari em 2025
A temporada atual trouxe muitas expectativas para a equipe, especialmente após a contratação do piloto Lewis Hamilton. Embora a Ferrari esteja em segundo lugar no Mundial de Construtores, ela é a única entre as primeiras quatro do campeonato que ainda não conquistou uma vitória em Grandes Prêmios nesta temporada. Hamilton chegou a vencer a corrida sprint do GP da China, porém esse resultado não é computado nas estatísticas oficiais.
Mudanças no regulamento para 2026
Para 2026, a Fórmula 1 promoverá mudanças significativas no regulamento técnico. Os carros terão redução de peso em 30 kg e a distância entre-eixos será diminuída de 3.600 mm para 3.400 mm. Além disso, a largura dos veículos ficará menor, passando de 2.000 mm para 1.900 mm, o que visa tornar os carros mais ágeis.
Também haverá alterações nas unidades de potência, que migrarão para um sistema híbrido com divisão de força 50/50 entre o motor de combustão V6 turbo e a unidade elétrica MGU-K. Atualmente, os carros utilizam duas unidades elétricas (MGU-H e MGU-K), responsáveis por cerca de 160 cavalos. Em 2026, o MGU-H será eliminado, aumentando a potência da unidade elétrica MGU-K para 350 kWh.