{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cruzeiro-edu-edu%20ex-cruzeiro-edu%20cuiab%C3%A1-1753639185?qlt=90&ts=1753639280920&dpr=off
Edu, ídolo do Cruzeiro, pausa na carreira para cuidar da saúde mental
Centroavante, artilheiro na campanha do acesso em 2022, anuncia pausa por tempo indeterminado para focar na mente e na família
Edu, que foi artilheiro do Cruzeiro na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, anunciou neste domingo, 27 de julho, que fará uma pausa por tempo indeterminado em sua carreira para "cuidar da minha mente e da minha família". O atacante, de 32 anos, que estava no Cuiabá há quatro meses, decidiu rescindir seu contrato com o clube, que iria até o final da temporada.
Carreira e destaque no Cruzeiro
Edu marcou seu nome na história do Cruzeiro ao ser o artilheiro da equipe na campanha do título da Série B, com 22 gols em 48 jogos. Após essa fase de sucesso, sua passagem pelo Cuiabá teve um desempenho modesto. No clube cuiabano, ele disputou 12 partidas, sendo titular em quatro, anotando um gol e uma assistência.
Motivação para a pausa
A diretoria do Cuiabá inicialmente esperava contar com a experiência de Edu para a disputa da Série B, mas o jogador não alcançou as expectativas. Em suas redes sociais, Edu explicou a decisão:
"Quando o corpo cansa a mente sangra e eu não posso fugir dos princípios que me trouxeram até aqui! Decisão difícil, porém necessária! Hoje, comunico, que estou interrompendo a minha carreira e retornando pra minha cidade. Sinto que preciso descansar meu corpo, cuidar da minha mente e da minha família!"
Agradecimentos e futuro
Na mesma publicação, Edu relembrou momentos vividos pelo Cruzeiro e agradeceu o apoio da torcida, além de deixar uma mensagem de esperança sobre seu retorno:
"Grato por todos os momentos, de todo o meu coração. Vou cuidar de mim e em breve retorno pro meu último desafio! Obrigado a todos que se preocuparam, obrigado a todos que me ajudaram chegar até aqui e perdão aos que de certa forma falhei. Saio de cabeça erguida, assim como iniciei! 2002/2025".
Trajetória profissional
Além do Cruzeiro e Cuiabá, Edu também atuou no Coritiba, Brusque, Boavista, São Gonçalo e Nova Iguaçu. No exterior, jogou pelo Dibba, nos Emirados Árabes Unidos, e pelo Cerro Porteño de Portugal.